Câmara de Faro congratula Nelson Conceição por ter ganho prémio internacional

Nelson Conceição foi um dos premiados nos International Portuguese Music Awards

A Câmara de Faro congratulou o músico Nelson Conceição «por trazer para Faro mais um importante galardão internacional musical», depois do acordeonista de Bordeira ter recebido o prémio de “melhor performance instrumental”, na gala “Prémios Internacionais de Música Portuguesa” (IPMA, na sigla inglesa), que teve lugar a 2 de Agosto, em New Bradford, nos Estados Unidos.

O prémio foi atribuído pelo tema “Mister Machado”, composto por Nelson Conceição para homenagear o seu primeiro professor de acordeão, o estoiense Joaquim Machado.

«A autarquia vê neste prémio o reconhecimento da excecional carreira de Nelson Conceição, um músico e professor que tem dado tudo de si pela afirmação mundial do acordeão e das tradições musicais algarvias, com o folclore de Bordeira como pano de fundo», descreve .

Para o Rogério Bacalhau, presidente da autarquia farense, que emitiu uma nota de congratulação oficial, «a constância e o virtuosismo [de Nelson Conceição], há muito reconhecidas no Algarve e no País, recebem agora mais uma distinção internacional que é justo motivo de orgulho para o premiado e para todos os algarvios».

«A autarquia transmite-lhe, por isso, vivas felicitações e os seus agradecimentos por tudo o que tem feito pela promoção das tradições musicais algarvias e pelos novos caminhos artísticos que a partir delas tem traçado», escreveu ainda Rogério Bacalhau.

Nelson Conceição é natural de Bordeira, localidade farense pródiga em grandes acordeonistas. O músico tem tido um percurso inspirado e dinâmico desde a sua infância até ao presente, abraçando uma notória diversidade de géneros que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos através da exploração de relações entre fado e tango, corridinho e música erudita, ou ainda tradições/charolas e jazz manouche/gipsy como se pode escutar no seu mais recente disco “Descobrindo-me”.

É licenciado em Educação Musical e Pós-graduado em Estudos de Música Popular na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Exerce docência musical em diversas localidades do Algarve e Alentejo.

 

 



Comentários

pub