Autoridade Regional de Saúde não tem registo de nova morte no Algarve

Vítima de Covid-19 deverá ter morada no Algarve, mas morreu noutra região do país

A Autoridade Regional de Saúde do Algarve «não tem qualquer registo de uma nova morte na região», apesar do boletim da Direção Geral de Saúde deste sábado dar conta de mais um óbito no Algarve.

Contactada pelo Sul Informação, a autoridade de saúde disse que, conforme o nosso jornal já tinha avançado, o óbito registado pela DGS deverá ser «de alguém cuja morada nos registos do Serviço Nacional de Saúde é no Algarve, mas que morreu noutra região do país».

Afinal, como a DGS avisa no boletim diário, em que faz a atualização dos dados relativos à pandemia em Portugal, o critério utilizado a nível central para a distribuição geográfica dos casos e óbitos é região de residência.

Já a Autoridade Regional de Saúde, no que a óbitos  e a infeções pelo novo coronavírus diz respeito, contabiliza os que tiveram lugar na região, independentemente do local de residência das vítimas.

Esta diferença de critérios tem dado azo a discrepâncias entre os dados divulgados por ambas as entidades, como o Sul Informação já tem dado conta.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub