Algarve e Açores têm menos casos de Covid-19 que os anunciados ontem

Dados do boletim epidemiológico deste sábado, 1 de Agosto

O Algarve apresenta hoje menos 4 casos de Covid-19 que o total acumulado ontem anunciado, segundo o boletim epidemiológico deste sábado, dia 1 de Agosto, que acaba de ser divulgado.  O mesmo se passa com os Açores, que perdeu 1 caso.

A Direção-Geral de Saúde explica, no boletim, que «o relatório de hoje reflete uma descida do número total de casos das regiões do Algarve e Açores, por força da necessidade de correção da série histórica e da real atribuição dos mesmos a outras regiões de saúde».

A região algarvia passa a acumular, assim, 879 casos positivos, desde o início da pandemia, de acordo com os dados da DGS. No Alentejo, há hoje mais 2 casos e mais um óbito.

Tal como o Sul Informação já tinha dado conta há alguns dias, os números comunicados pela Autoridade de Saúde Regional aos autarcas e outros responsáveis no Algarve estavam abaixo dos números anunciados pela DGS.

Por isso, o nosso jornal pediu um esclarecimento à Autoridade de Saúde Regional, que explicou que «a nível regional, quando a análise epidemiológica é realizada, os casos são alocados à região onde o utente vive atualmente» e que a discrepância entre dados regionais e os divulgados pela DGS «também poderá relacionar-se com a maior mobilidade de cidadãos nesta época balnear, estação de maior movimentação turística para o Algarve».

Ou seja, parte dos casos, apesar de os testes terem sido feitos no Algarve e, num primeiro momento, adicionados aos totais da região, na realidade dizem respeito a turistas, pessoas que têm residência noutros pontos do país ou mesmo no estrangeiro. O acerto dessas contas começou hoje a ser feito, com a DGS a tirar 4 casos ao Algarve, para os atribuir a outras regiões.

Voltando aos dados do boletim epidemiológico deste sábado, a nível nacional, o número de novas infeções confirmadas é agora de mais 238, para um total de 51.310 casos acumulados.

Nas últimas 24 horas, houve igualmente mais 300 pessoas recuperadas da doença, o que faz com que o número de casos ativos em todo o país volte a diminuir. Há agora um total de 36.783 recuperados.

Quanto aos óbitos, há hoje 2 a registar, o do idoso de Moura, no Alentejo, e o outro na região de Lisboa e Vale do Tejo. No total, já morreram 1737 pessoas desde o início da pandemia, em todo o país.

 

Os novos casos deste sábado distribuem-se por Lisboa e Vale do Tejo (total acumulado de 26.231, mais 164), Norte (18.742, mais 67), Centro (4449, mais 10), Algarve (879, menos 4), Alentejo (736, mais 2), Açores (167, menos 1) e Madeira (106, sem novos casos).

O número de pessoas internadas nos hospitais de todo o país voltou a descer, havendo menos 5 doentes internados (total de 375). 40 dessas pessoas estão nos cuidados intensivos (menos 1), segundo a DGS.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub