Alcoutim dá apoio à Cumeadas para prevenir fogos florestais

Decisão foi tomada em reunião de Câmara no dia 12 de Agosto

A Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana vai receber 13 mil euros da Câmara de Alcoutim, para desenvolver ações de proteção e prevenção de fogos florestais.

A decisão foi tomada em reunião de Câmara, no dia 12 de Agosto, sendo que a verba deve ser investida «em ações de silvicultura preventiva, para reduzir o risco de incêndios, ações de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após o rescaldo), assim como ações de sensibilização junto das populações, contando com o apoio da sua equipa de Sapadores Florestais».

A Cumeadas «é um parceiro na defesa da floresta e dos seus recursos e na gestão e ordenamento do seu território», realça a Câmara de Alcoutim.

Com sede na aldeia do Pereiro, a Cumeadas «tem como área de intervenção todo o concelho de Alcoutim e duas freguesias do concelho de Castro Marim (Azinhal e Odeleite).

A autarquia realça ainda que associação «tem prestado um importante apoio aos produtores florestais alcoutenejos em especial no que concerne ao acompanhamento nas candidaturas aos pedidos únicos agrícolas como forma de rentabilizar as suas terras».

 



Comentários

pub