10ª edição do Farcume arranca amanhã e passa por Faro, Olhão, Loulé e Tavira

Realizadora algarvia Vera Casaca vai apresentar um filme

O Farcume – Festival de Curtas-Metragens de Faro está de regresso, para a sua 10ª edição, entre 14 e 29 Agosto, e vai passar por Faro, Olhão, Loulé e Tavira.

Segundo Bruno Lage, fundador e diretor do Farcume, «são 10 anos de dedicação sempre com o objetivo de procurar, dentro de um ambiente informal, bem-disposto e descontraído, premiar e reconhecer o trabalho, a criatividade e o mérito dos realizadores, atores e equipas técnicas que, sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood, executam excelentes trabalhos em poucos minutos de história e cinema».

Segundo a Faro 1540, que promove o festival, «a programação desta edição será organizada em seis sessões de competição e uma de retrospetiva para a qual selecionamos nove curtas-metragens premiadas em anteriores edições do festival».

Nas sessões de competição, serão apresentados ao público 58 filmes, de 21 países, correspondendo a três categorias: ficção, documentário e animação.

Este ano, a sessão de abertura será dedicada à produção cinematográfica espanhola.

São onze curtas-metragens oriundas do país vizinho, cuja presença no Farcuma «se têm pautado pela quantidade e qualidade dos filmes em competição».

«Trata-se de um programa de carácter internacional, que oferece aos espetadores oportunidade para descobrir cineastas com origens culturais, estilos e sensibilidades bastante diferentes, o que, estamos certos, permitirá um olhar abrangente e polissémico sobre cinema e o mundo contemporâneo em que vivemos», realça Jorge Carrega, programador do Farcume.

A competição encerra este ano com uma sessão inteiramente dedicada ao cinema português. O destaque vai para a presença da realizadora algarvia Vera Casaca e o realizador Hugo Pinto, que vão ambos apresentar duas curtas-metragens.

Organizamos esta edição «com a consciência renovada do nosso papel, mas também com novas e imprescindíveis exigências. Foi preciso reinventar, reformular, readaptar a promoção da cultura. Descobrimos o poder da resiliência e reforçamos, em segurança, o compromisso do cinema, para todos e com todos, num novo formato. Perante os desafios impostos, o Festival conseguiu garantir a sua continuidade, comutando a exclusividade da tradicional sala pela exibição online, como um complemento, e permitindo expandir as curtas-metragens seleccionadas a um maior número de pessoas», realça Paulo de Oliveira Botelho, presidente da Direção da Faro 1540.

A programação está disponível aqui

 



Comentários

pub