Surto na Quinta da Ombria leva Câmara de Loulé a alojar trabalhadores sem Covid-19

Os trabalhadores infetados estão agora «separados dos restantes colegas»

A Câmara de Loulé abriu uma Zona de Apoio à População (ZAP), no pavilhão dos Espanhóis, onde alojou os trabalhadores da obra de construção da Quinta da Ombria que testaram negativo à Covid-19, depois da existência de um surto da doença entre funcionários da empresa que está a construir o empreendimento. 

Na semana passada, foi detetado um foco de Covid-19 entre os trabalhadores de um estaleiro de obras da Quinta da Ombria. Segundo a Câmara de Loulé, «foram testadas dezenas de pessoas ligadas à empresa de construção civil responsável pela execução da obra».

«A Autoridade de Saúde, em articulação com a Câmara Municipal de Loulé e demais entidades de proteção civil, realizou de imediato um rastreio de contactos, com o isolamento profilático dos indivíduos que testaram positivo», acrescenta.

Os trabalhadores infetados estão agora «separados dos restantes colegas, em cumprimento da recente norma emitida pela DGS para a Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção Civil e sob orientação da Autoridade de Saúde local».

A Proteção Civil de Loulé tem colaborado com os agentes da Guarda Nacional Republicana nas ações de controlo diário dos trabalhadores positivos para a Covid-19 e que se encontram em confinamento nas residências da empresa de construção.

Quanto aos trabalhadores que testaram negativo estão, então, alojados numa Zona de Apoio à População (ZAP) no pavilhão dos Espanhóis, em Loulé.

Na sequência deste surto, a autarquia louletana solicitou ao Algarve Biomedical Center (ABC) que realizasse testes a todos os funcionários dos lares de idosos da Tôr, Salir e Querença. «Felizmente, os resultados, para a totalidade dos 108 funcionários testados, foram negativos», diz a Câmara.

Outras ações foram levadas a cabo pela Câmara e pela GNR, nomeadamente no que concerne à sensibilização, nos restaurantes e cafés dessas zonas do interior para a necessidade de reforçar os comportamentos preventivos, tanto da gerência, como dos clientes dos estabelecimentos.

Num balanço da situação epidemiológica do concelho, a autarquia louletana também revela que, depois da existência de um caso positivo numa funcionária da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, descobriu-se um novo.

«Foram de imediato testadas 235 pessoas, entre funcionários e utentes da instituição. Inicialmente todos os testes deram negativos, sendo que, posteriormente, a situação evoluiu para mais um caso positivo, que se encontrava e continua, assim, em isolamento profilático».

A situação, garante a autarquia, «está totalmente controlada».

 



Comentários

pub