Ruy de Carvalho apadrinha candidatura da Festa das Tochas Floridas às 7 Maravilhas

No Algarve, também são finalistas a destila do medronho (Monchique), a cataplana em cobre, a Festa da Espiga e a Mãe Soberana, todas de Loulé, as Charolas de Bordeira e a Festa da Pinha (Faro)

O ator Ruy de Carvalho é o padrinho da candidatura da Procissão da Aleluia (Festa das Tochas Floridas) de São Brás de Alportel ao concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”. 

A eleição para finalista regional decorre até 6 de Julho, através de votação popular telefónica pelo número 706 207 707.

Figura incontornável da cultura portuguesa, aos 93 anos de idade, Ruy de Carvalho é um «ator de talento singular, com uma carreira de já quase oito décadas de palco, no teatro e no cinema, participando atualmente na série “Nazaré”», diz a Câmara de São Brãs.

Ruy de Carvalho tem vindo a estreitar a sua ligação com São Brás de Alportel, terra que visita de forma assídua enquanto padrinho da associação “Coração 100Dono”, dedicada à defesa da causa animal «e agora muito honra o nosso concelho ao aceitar o convite para apadrinhar a Procissão da Aleluia».

«A procissão da Aleluia com raízes ancestrais está ligada histórica e sentimentalmente à comunidade são-brasense e é o coração da Festa das Tochas Floridas, que atrai ano após ano, milhares de visitantes ao concelho, tendo a oportunidade de ter uma experiência única e genuína ao nível cultural e também gastronómico».

A candidatura são-brasense foi escolhida como finalista regional do programa “7 Maravilhas da Cultura Popular” que este ano recebeu 504 candidaturas a nível nacional e integra uma lista de 140 finalistas regionais a nível nacional e preparando-se para concorrer juntamente com mais 7 candidaturas do Algarve.

As eliminatórias regionais vão ser transmitidas através da RTP1 e da RTP Internacional a partir de 6 de Julho, totalizando 20 finais regionais em que os finalistas que passam à fase seguinte serão escolhidos através de votos populares.

A Associação Cultural Sambrasense, com o apoio do Município de São Brás de Alportel apresentou a candidatura ao concurso que pretende apurar quais são as 7 mais significativas Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, uma iniciativa que se segue a um conjunto de outros concursos “7 Maravilhas” que desde 2007 pretendem divulgar e comunicar os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.

As duas semifinais, que vão escolher 14 finalistas, vão ser transmitidas nos dias 23 e 30 de Agosto, enquanto a grande final está marcada para 5 de Setembro e será transmitida em horário nobre da RTP.

No Algarve, também são finalistas a destila do medronho (Monchique), a cataplana em cobre, a Festa da Espiga e a Mãe Soberana, todas de Loulé, as Charolas de Bordeira e a Festa da Pinha (Faro).

 



Comentários

pub