Rui Rio: Só o novo Hospital Central criará condições para atrair mais médicos para o Algarve

«A seguir ao Turismo, que neste momento vive uma situação dramática no Algarve, a saúde é uma das prioridades»

A situação da saúde no Algarve «está pior do que no resto do país» e só o novo Hospital Central pode criar condições para atrair mais profissionais de saúde, nomeadamente médicos, à região, defendeu hoje Rui Rio, presidente do PSD, no final de uma reunião em Portimão.

«O Serviço Nacional de Saúde, em Portugal, tem uma resposta deficiente face àquilo que são as necessidades dos portugueses», mas «no Algarve está pior do que no resto do país». São «os mesmos problemas do resto do país, só que numa escala maior», frisou o líder nacional dos social-democratas, depois de uma reunião de mais de duas horas com profissionais de saúde.

Rui Rio, admitindo que a reivindicação algarvia de um novo Hospital Central é «justa e muito antiga, insistente», disse que a Saúde é «vital», «na exata medida em que, se não houver um serviço de saúde fiável, isso afeta também aquilo que é a principal atividade do Algarve, que é o turismo».

Aliás, sublinhou, «a seguir ao Turismo, que neste momento vive uma situação dramática no Algarve, a saúde é uma das prioridades» regionais.

 

«Aparentemente», considerou o presidente do PSD, atrair médicos e outros profissionais de saúde para a região algarvia «não devia ser [um problema] de difícil solução, porque, atrair pessoas para ir para o interior será seguramente muito mais difícil que atrair para vir para o Algarve».

«O problema que se coloca é que os médicos não sentem que haja, aqui no Algarve, as condições de trabalho que lhes permitam desempenhar bem a sua função e, acima de tudo, progredir técnica e cientificamente na sua carreira. É preciso criar essas condições – e por isso é que o novo hospital central é relevante – para que, a juntar às condições agradáveis de viver aqui no Algarve, possa também haver condições profissionais» para atrair os médicos, preconizou Rui Rio.

A reunião, numa sala do Museu de Portimão, com profissionais de saúde – nomeadamente Martins dos Santos e João Dias, ambos médicos do Hospital de Faro e ligados ao Sindicato Independente dos Médicos -, deputados, dirigentes regionais e locais do partido, autarcas e outros membros do PSD, culminou a visita de dois dias que Rui Rio fez ao Algarve.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub