Quarteira já tem novo parque de estacionamento «mesmo no coração» da cidade

«Este espaço também irá contribuir para organizar o trânsito na cidade, especialmente nesta altura do ano»

Um novo parque de estacionamento, localizado na Rua Gago Coutinho, junto ao Centro Autárquico de Quarteira, com 76 lugares, foi inaugurado na passada quinta-feira, 16 de Julho. 

Para poder construir este parque, a Câmara de Loulé comprou o terreno, de 3 mil metros quadrados, num investimento de cerca de 478 mil euros.

O parque, que tem 76 lugares, dos quais três para pessoas com mobilidade condicionada, ficará sob a gestão da Loulé Concelho Global, empresa municipal responsável pelo parqueamento em todo o concelho.

Além de aumentar as zonas de estacionamento, «este espaço também irá contribuir para organizar o trânsito na cidade, especialmente nesta altura do ano em que é necessário dispor de infraestruturas para dar resposta ao aumento de tráfego sentido durante o período das férias de Verão», diz a Câmara de Loulé.

De acordo com Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, as negociações com os proprietários, três famílias distintas, tiveram início há mais de quatros anos «o que demonstra bem todo o trabalho realizado para concretizar este projeto».

Telmo Pinto adiantou também que, neste momento, tanto a Junta como a Câmara já estão à procura de outros terrenos para fazer outras zonas de estacionamento.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, realçou, na inauguração deste parque, «a mais-valia do equipamento» pela sua centralidade, «mesmo no coração de Quarteira, perto do Mercado, da Junta, na zona comercial e pertíssimo da praia».

«Quarteira é hoje uma cidade bonita, ordenada, arrumada e que continua a crescer, tem tido obras que são o nosso orgulho», disse o autarca que destacou alguns dos investimentos em curso: a construção de uma Pista de BMX no bairro da Abelheira, direcionado para os jovens da cidade, a conclusão da segunda fase do Passeio das Dunas (ligação Quarteira/Vilamoura), as requalificações da Alameda Praia da Marina de Vilamoura e da Rua dos Pinheirinhos, a reabilitação da Praça em frente à GNR com criação de espaço verde ou a construção dos novos edifícios da Escola D. Dinis, considerada «a maior obra pública em curso no concelho», e que será inaugurada na Primavera de 2021.

Já no quadro dos projetos que irão arrancar no próximo ano, Vítor Aleixo anunciou algumas novidades. Na área da Educação, além de um novo infantário, na zona do Forte Novo, para cerca de 100 crianças, cujo projeto está já concluído e o terreno adquirido, prevendo-se para breve o lançamento do concurso público para a empreitada, está também contemplada uma nova escola do 1ºciclo que irá nascer junto ao Pingo Doce.

Na área da saúde, a extensão do Centro de Saúde de Quarteira será ampliada.

Quanto ao novo mercado, Aleixo adiantou que, no final deste mês, a autarquia irá receber o novo projeto, uma vez que o inicial foi alterado por força do impacto futuro da subida do nível médio das águas do mar.

 



Comentários

pub