Projeto que monitoriza conservação de espécies é apresentado no aniversário do PNSACV

ICNF também vai testar os conhecimentos sobre o Parque

O ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve e a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) vão assinalar o 32º aniversário do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se comemora no dia 7 de Julho, com a divulgação dos resultados e com o lançamento do site do projeto MARSW – Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste.

A sessão de celebração vai decorrer, em direto, no YouTube da LPN.

Segundo explica o ICNF, o projeto MARSW «teve início em 2017 e desenvolveu um sistema de informação e monitorização da biodiversidade
marinha, na área marinha do PNSACV, também classificada no âmbito da Rede Natura 2000, como Sítio de Importância Comunitário da Costa Sudoeste, posteriormente classificados pelos Estados-Membros como Zona Especial de Conservação (ZEC), que permitirá monitorizar o estado de conservação das espécies e habitats que aí ocorrem».

O projeto «alia o conhecimento científico – através da participação dos centros de investigação de três universidade portuguesas: Universidade do Algarve, Évora e Lisboa – à conservação da Natureza em áreas marinhas protegidas».

O MARSW é coordenado pela LPN, com parceria institucional do ICNF, financiado ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e com o contributo da contrapartida nacional das autarquias de Vila do Bispo, Aljezur e Odemira.

A direção regional do ICNF recorda que «a LPN foi decisiva para a criação do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e continua empenhada na sua conservação quer em meio terrestre, quer em meio marinho».

«Junte-se a nós e fique a saber um pouco mais sobre o nosso património natural e o que está a ser feito para proteger o futuro do litoral alentejano, da sua biodiversidade e das suas populações», apela o ICNF.

Para assinalar a data, foram ainda produzidos três questionários que testam os conhecimentos sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina: um sobre território e geografia, outro sobre répteis e anfíbios e outro sobre aves.



Comentários

pub