Presidente Marcelo admite que pandemia afetou prevenção dos incêndios

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com aplausos e palavras de apoio no Lar de idosos de Boliqueime

Marcelo Rebelo de Sousa em Boliqueime, esta tarde – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje, no Algarve, que a pandemia afetou a prevenção dos incêndios, tornando as condições de combate “difíceis”, sobretudo por se tratar de um Verão muito quente.

“Quanto à prevenção, ela sofreu, há que dizer, de facto, sofreu com a pandemia. Os meses que eram meses cruciais da transição da Primavera para o Verão foram meses acabados por não existir”, disse aos jornalistas durante uma visita ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, no distrito de Faro.

O facto de as pessoas não poderem sair, devido ao confinamento, ou estarem muito limitadas entre Março e Junho, acabou por ser “uma limitação, que obriga agora que o combate seja um combate, esperemos que à altura do que tem sido, mas em condições difíceis”, acrescentou.

“Até agora o que se pode dizer é que, na generalidade dos casos, houve capacidade de resposta, sobretudo nos grandes casos, nos grandes fogos”, notou, lamentando o “azar” da morte de dois bombeiros no terreno, um num acidente de viação e outro devido a um ataque cardíaco.

 

Marcelo Rebelo de Sousa em Boliqueime, esta tarde – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

No lar de idosos que o Presidente da República visitou registou-se um foco de covid-19 em Abril – com cerca de 40 utentes e funcionários infetados -, até agora, o maior surto verificado em lares na região, que provocou cinco mortes entre os utentes.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com aplausos e palavras de apoio na instituição e até recebeu uma imagem do santo padroeiro de Boliqueime, São Sebastião, benzida pelo pároco local.

A partir das 20h00 Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se com os presidentes de câmara do Algarve num jantar de trabalho, na freguesia serrana de Querença, também no concelho de Loulé.

Esta é a terceira visita do chefe de Estado ao Algarve este mês, depois de já ter passado por Vila Real de Santo António e Lagos.

 

 


Comentários

pub