Praias de Santo António e Monte Gordo interditas a banhos

A APA já fez novas análises, cujos resultados «serão conhecidos amanhã de manhã»

Praia de Monte Gordo – Foto de arquivo

As praias de Santo António e Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, estão interditas a banhos desde as 15h45 desta quarta-feira, 29 de Julho, devido à presença de coliformes na água. 

A informação foi confirmada ao nosso jornal por Rui Andrade, capitão do porto de Vila Real de Santo António.

Mal foram conhecidos os resultados das análises, feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), «içámos a bandeira vermelha que desaconselha a ida a banhos», explicou este responsável.

Rui Andrade disse ao Sul Informação que a razão da presença de coliformes na água «ainda não é conhecida», mas «poderá dever-se à passagem de alguma embarcação».

Contactada pelo nosso jornal, Conceição Cabrita, presidente da Câmara de VRSA, garantiu que, «até ao dia de hoje, todas as análises feitas em Monte Gordo e VRSA deram sempre água de excelente qualidade».

«Nós próprios, Câmara Municipal, para nos certificarmos, já pedimos uma análise externa, até para termos aqui uma contra-prova. Não há qualquer foco de poluição na praia de Monte Gordo. Todos os esgotos estão a ser encaminhados para a ETAR e achamos muito estranho este foco de poluição que só pode ser externo», disse a autarca.

De resto, a APA já fez novas análises, cujos resultados «serão conhecidos amanhã de manhã», revelou ao nosso jornal Rui Andrade.

Da parte da autarquia, há a esperança de que amanhã a interdição «seja levantada».

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub