Portimonense fez tudo, mas desceu mesmo à II Liga

Vitória dos algarvios não bastou para garantir manutenção

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

O Portimonense desceu à II Liga. Os algarvios ganharam por 2-0 ao Desportivo das Aves, na 34ª jornada, disputada este domingo, 26 de Julho, em Portimão. Apesar das boas prestações depois da retoma do campeonato, os algarvios não conseguiram assegurar a permanência.

34 jogos depois do início do campeonato, o Portimonense sabia que este era uma autêntica final. Só a vitória interessava para conseguir a manutenção – e mesmo isso, podia não chegar (como acabou por acontecer).

Ao longo da semana muito se falou desta partida. O Aves, mergulhado em problemas envolvendo a SAD e já despromovido à II Liga, esteve para não viajar para Portimão, mas a verdade é que foi mesmo a jogo, com a ajuda de terceiros.

Mas, por muito paradoxal que possa parecer, até foi o Portimonense quem entrou pior no encontro. Os algarvios tinham de ganhar, mas pareciam pouco empenhados em chegar com perigo à baliza adversária.

 

 

Até à meia hora, o melhor foi um cabeceamento de Dener, aos 17′, que passou perto do poste. Quanto ao Aves, não ameaçando marcar, ia trocando a bola com critério.

Dos jogos de Setúbal e Tondela também não vinham boas notícias: ao intervalo, ambos ganhavam por 1-0 e a vida complicava-se para o Portimonense…

Para a segunda parte, Paulo Sérgio lançou Ricardo Vaz Tê, para fazer companhia a Jackson na frente. A primeira oportunidade surgiu ao minuto 52, num remate perigoso de Tabata que obrigou o guarda-redes do Aves a defender para canto.

O jogo continuava monótono até que, aos 62′, o Portimonense se adiantou no marcador. Tabata bateu o canto e Willyan marcou, num grande cabeceamento. A esperança renascia para os algarvios.

Nos outros campos, também chegava uma boa notícia, com o empate do Moreirense frente ao Tondela. A certa altura, um golo bastava ou do Moreirense ou do Belenenses, que jogou com o Setúbal, para o Portimonense assegurar a permanência…

 

 

Em Portimão, ao minuto 89, chegou o segundo tento da partida e outra vez de canto. Dener saltou sozinho e atirou a contar.

Os últimos minutos foram de sofrimento, com o Portimonense atento ao que se ia passando em Setúbal. Só que a tão ambicionada notícia de um golo dos azuis não chegou. Quem marcou foi o Vitória, ao minuto 94, fazendo o 2-0 que sentenciou as contas da manutenção.

Quanto ao Tondela, também marcou, perto do final, ganhando 1-2.

Com estes resultados, os algarvios desceram mesmo à II Liga. No final, houve lágrimas dos jogadores alvinegros. Para o ano, será o Farense o representante do Algarve no principal escalão do futebol português.

 

Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub