Portimão vive Verão com propostas seguras para toda a família

Quer ao ar livre, quer no interior, tudo será feito «no rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária em vigor»

Passeios culturais, animação de rua, exposições, teatro, música e dança integram as propostas inspiradoras para toda a família, para viver o Verão de 2020 em Portimão.

Quer ao ar livre, quer no interior, tudo será feito «no rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária em vigor».

«Não será devido à Covid–19 que o programa preparado pelo Município de Portimão deixará de manter os motivos de interesse que fazem deste um dos mais apetecidos destinos de quem desfruta das merecidas férias e que, entre julho e setembro, tem ao dispor uma agenda recheada de atrativos, para miúdos e graúdos», salienta a autarquia.

Com vista à retoma das atividades culturais e recreativas, «as características desta programação foram adaptadas no sentido de cumprirem integralmente as normas da Direção–Geral da Saúde e todas as recomendações aplicáveis».

Assim, a agenda privilegiou a realização de atividades no exterior, enquanto foi estabelecido um plano de contingência para as propostas marcadas para o interior de equipamentos municipais.

 

TEMPO de música e de teatro

O Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) vai atrair todas as atenções com um programa rico em motivos de interesse, do qual se destaca o espetáculo de humor “Marafada Quarentena”, a levar à cena pelo Teatro Boa Esperança entre 1 a 29 Agosto, às quintas, sextas e sábados, a partir das 21h30.

Com textos e letras originais de Carlos Pacheco, esta comédia teatral acompanha as peripécias de uma família tão hilariante quanto disfuncional, durante o período de confinamento da Covid–19.

A 15 de Julho, igualmente a partir das 21h30, volta o teatro ao TEMPO, com a surpreende criação e interpretação de Rita Rodrigues “Em busca de um neto”.

Uma senhora muito idosa, que nunca teve filhos nem netos, sente-se agora um pouco só. Por isso, terá de encontrar no público um neto que preencha os seus peculiares requisitos. E depois? Leva-o para casa.

De regresso às propostas musicais, o talento de Portimão vai ser gravado ao vivo na 2ª edição do “TEMPO ONLIVE”, a ser transmitido de acordo com o seguinte calendário: 16 de julho (21h30) – Daddy Jack Band; 17 de julho (19h00) – DJ ONLive: GroundSwell; 23 de julho (21h30) – TEMPO ONLIVE by Marginália: Hybrid Theory – Linkin Park Tribute; 24 de julho (19h00) – DJ ONLIVE: Monarc aka DJ Just; 30 de julho (21h30) – Simão Live with the best; e 31 de julho, (19h00) – DJ ONLIVE: Tiago Vicente.

Este evento musical pode ser seguido nas páginas de Facebook do Município de Portimão e do TEMPO.

Até final de julho, o TEMPO apresenta ainda outras propostas, em áreas como música tradicional portuguesa (“Turma H em Lua Nova” – 22 de julho, às 21h30; e “Fado em TEMPO” – 25 de julho, às 21h30) ou a dança (“A loja dos bonecos” – 23 julho, às 19h00) e o blues (“All That Blues” – 29 de julho, às 21h30).

Em Agosto, a agenda é igualmente rica e inclui logo no dia 5 (21h30) o espetáculo de fado “Cremilde em Concerto”, no qual a fadista algarvia fará uma retrospetiva da sua carreira.

No dia seguinte (19h00) será a vez de a pequena formação da Orquestra Clássica do Sul apresentar “Sons do Novo Mundo”, ao passo que para 12 de agosto (21h30) ficou reservada a proposta “GoGospel”, que reúne dez vozes inebriantes na conjugação entre gospel e pop.

Segue–se, a 13 de agosto (19h00) a Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Portimonense, e no dia 19 (21h30) o quarteto LD Miguel Group, pequena formação da Orquestra de Jazz do Algarve.

Por fim, o trio de marimba, percussão, oboé e voz Al Marafado vai atuar no dia 26 de agosto (21h30), explorando desde a música de origem mais tradicional a cantautores como Zeca Afonso, entre outros, sem esquecer o choro e a bossa– nova.

Para setembro, ficaram reservados o espetáculo de dança/performance “The power of unknown CHAOS”, da coreógrafa Maurícia Barreira Neves (dia 2; às 21h30), o recital “No melhor pano… a poesia erótica e satírica”, com Afonso Dias (4 de setembro, às 21h30) e a imperdível proposta “100 anos de Amália” (dia 12, às 21h30), que juntará várias vozes numa sentida homenagem à imortal fadista.

 

Passeios noturnos e animação de rua

Quanto às sugestões ao ar livre, são de reter os Passeios Culturais Noturnos, a partir das 21h00 de todas as quintas–feiras, com o seguinte alinhamento: dias 16 e 30 de julho, e 13 de agosto – “Paisagens Urbanas de Portimão”; dias 23 de julho, 6 e 20 de agosto, e 3 de setembro – “Alvor Islâmico”.

As tardes de domingo são sinónimo de muita animação itinerante e de rua na zona ribeirinha de Portimão, entre as 18h00 e as 20h00.

O programa é o seguinte: 19 de julho – “Bicicleta com música e animador em andas” (dois divertidos animadores animadas interagem com o público); 26 de julho – “Pássaros Gigantes” (dois animadores em andas brincam com as pessoas); 2 de agosto – “Piratas Malabaristas” (dois animadores caracterizados de piratas fazem malabarismo e uma série de peripécias, para encontrar o tesouro perdido); e 30 de agosto – “Os Banhistas” (dois animadores em andas metem–se com os visitantes).

Justificam menção à parte as animações de rua dos dias 9 e 16 de agosto, sempre às 19h00.

No primeiro caso, e sobre o tema “Moon light”, os habitantes lunares recriam o seu imaginário para contar uma história visual que reaviva a curiosidade e a capacidade de surpreenderem por outras formas de perceção e comunicação.

Já no segundo, através do “Opera Intermezzo_Concerto”, a música desce à rua em canções napolitanas e famosas árias de ópera, facilmente reconhecíveis.

Por seu turno, no dia 23 de agosto, também a partir das 19h00, a Filarmónica Portimonense apresenta-se ao longo da zona ribeirinha, num formato surpreendente e inédito.

Referência ainda para o Mercado da Bagageira que vai ter lugar nos dias 18 de julho, 15 de agosto e 19 setembro, das 9h00 às 14h00, no Espaço Raiz, localizado na Pedra Mourinha, destinado à venda de produtos de moda e acessórios (novos, vintage e em segunda mão), antiguidades e velharias, artesanato urbano, design gráfico e industrial, produtos gastronómicos, arte, reciclagem, música, etc., e que ficarão expostos na bagageira de viaturas ligeiras.

O desporto motorizado também faz parte deste lote de boas sugestões, com destaque para o Mundial de Superbikes, que regressa ao Autódromo Internacional do Algarve, perto da Mexilhoeira Grande, entre 7 e 9 de agosto.

Antes, a mesma pista recebe, de 28 de julho a 2 agosto, o Ferrari Challenge, que reúne históricos bólides da emblemática marca italiana.

Toda a diversificada programação do Verão 2020 em Portimão pode ser consultada clicando aqui.

 

 

 

 

 



Comentários

pub