Portimão convida Júlio Machado Vaz para assinalar Dia Mundial dos Avós

Conferência online vai realizar-se na plataforma Zoom

O psiquiatra Júlio Machado Vaz vai participar na conferência online “Avós e Netos – Gerir Emoções”, no dia 27 de Julho, às 21h00. Esta iniciativa é a forma de o Município de Portimão se associar às comemorações do Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de Julho.

Doutorado em Psicologia Médica, Júlio Machado Vaz «é reconhecido pelo seu trabalho, em particular no que concerne a temáticas relacionadas com os afetos e a sexologia. A sua obra é vasta, destacando-se os livros “O Sexo dos Anjos”, “O Fio Invisível”, “Estes Difíceis Amores”, “O Amor é”, ou “Era uma vez um Professor”, entre outros», realça a Câmara de Portimão.

Nesta conferência, «as emoções, os afetos, a família e o distanciamento social serão temas de conversa entre Júlio Machado Vaz e os participantes, num momento em que a Covid-19 alterou o modo como nos relacionamos, afetando de forma mais significativa os seniores, que se sentem mais isolados».

Por isso, realça a autarquia portimonense, «a comemoração do Dia Mundial dos Avós no concelho ganha este ano um relevo maior e, naturalmente, uma redobrada atenção. Tendo como ponto de partida a conversa com um dos mais conceituados psiquiatras do país, a Câmara de Portimão, num gesto de acolhimento, fará chegar, pelas mãos de voluntários, uma lembrança aos seniores dos Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários do Município».

A Câmara de Portimão recorda que a efeméride tem origem portuguesa, pois foi uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, tentou durante quase 20 anos que a data fosse reconhecida, tendo escolhido para a celebração o dia de Santa Ana e São Joaquim, que se assinala a 26 de Julho, sendo esta efeméride celebrada através de eventos e atividades que demonstrem o carinho e apreço que temos pelos nossos avós.

As inscrições para a conferência on-line, que vai decorrer na plataforma Zoom, devem ser feitas até à meia-noite de 26 de Julho, através deste link.

 


Comentários

pub