Portimão aplica «tecnologia inovadora» na gestão do lixo

Ao abrigo de um projeto piloto

Portimão vai pôr «tecnologia inovadora» ao serviço da gestão dos resíduos urbanos, ao abrigo de um projeto piloto que a Câmara vai implementar e que também vai abranger a gestão hídrica e do estacionamento.

A autarquia portimonense diz que, numa primeira fase, o projeto «se traduz na sensorização dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, gestão hídrica e estacionamento».

«Em parceria com a empresa municipal EMARP, vão ser aplicados sensores nos contentores e na frota de recolha de resíduos, potencializando a criação de rotas dinâmicas com base na capacidade do contentor, o que se reflete numa redução de custos imediata ao nível de desgaste de veículos e consumo de combustível», explicou a Câmara de Portimão.

Para isso, já foi instalada uma antena no topo do edifício dos Paços do Concelho.

«O projeto tem como objetivo principal a validação da tecnologia LoraWAN – Long Range Wide Area Network, permitindo a ligação de sensores à rede do Município, bem como a gestão eficiente de baterias para grande duração e propagação de sinal, recorrendo à modulação Long Range (LoRa)», explicou a autarquia.

 

 

Esta é uma «tecnologia inovadora e em crescimento exponencial no mercado, devido à sua facilidade de implementação e gestão, a que se alia a respetiva a autonomia e durabilidade».

A Câmara de Portimão diz querer «apostar nas soluções inovadoras que melhorem a qualidade de vida de quem reside, visita ou trabalha no concelho, assumindo a sua responsabilidade social e ambiental», indo ao encontro do conceito de Smart City.

«Trata-se de um caminho a percorrer com várias etapas, de acordo com as áreas prioritárias a intervir, estando deste modo abertas as portas para a transformação digital no município de Portimão», acrescentou.

Ao nível de investimento, «está previsto que a implementação de uma solução que se enquadre nestes objetivos possa ser estruturada em três fases, a saber: criação da infraestrutura de rede de comunicações, garantindo a cobertura total do concelho; instalação de sensores para os diferentes verticais; e implementação de uma plataforma transversal aos diferentes verticais, para uma visão holística de todas as áreas e correlação de dados».

 



Comentários

pub