Pescadores podem apanhar mais 6405 toneladas de sardinha a partir de 1 de Agosto

Quota de sardinh para 2020 foi revista e aumentou quase para o dobro

Os pescadores da frota do cerco vão poder capturar mais 6405 toneladas de sardinha, a partir de 1 de Agosto e até ao esgotar deste novo limite de capturas, que foi estipulado num despacho publicado ontem em Diário da República por José Apolinário, o secretário de Estado das Pescas.

Este aumento da quota de pesca da sardinha surge no seguimento de uma reavaliação do stock da sardinha solicitada pelos governos de Portugal e Espanha ao CIEM (Conselho Internacional para a Exploração do Mar). Os dados científicos que resultaram desse processo indicaram que houve uma franca recuperação deste recurso.

Desta forma, explicou ao Sul Informação José Apolinário, a quota que é gerida em conjunto pelo nosso país e pela vizinha Espanha foi aumentada das «10.799 toneladas para 19.100 toneladas», ou seja, quase para o dobro. Esta quota é «referente a 2020» e Portugal tem direito a cerca de 66,6% do total, neste caso «a 12.705 toneladas».

Na prática, isto significa que as 120 embarcações da frota do cerco, em Portugal, tem a possibilidade de pescar mais 6405 toneladas de sardinha, a partir do próximo mês. Na campanha que começou a 1 de Junho e que irá terminar a 31 de Julho, estava já estipulada uma quota semelhante, de 6300 toneladas.

 

José Apolinário

 

No diploma ontem publicado em DR, lê-se que o limite de descargas de sardinha (Sardina pilchardus) capturada com a arte de cerco pela frota portuguesa para o período que se inicia em 1 de Agosto é de 6.405 toneladas, a repartir «entre o grupo de embarcações cujos armadores ou proprietários são membros de organizações de produtores (OP) reconhecidas para a sardinha e grupo de embarcações cujos armadores ou proprietários não são membros de OP reconhecidas para a sardinha, correspondendo a cada um dos grupos, respetivamente, 6308 toneladas e 97 toneladas».

Apesar deste aumento ir ao encontro do que é defendido pelos sindicatos das pescas, que exigiram a possibilidade de pescar mais sardinha, não deverá deixar contentes os armadores algarvios, que já se mostravam preocupados com a perda de rendimento devido à diminuição da procura motivada pela Covid-19, que impossibilitou a realização dos tradicionais arraiais dos Santos Populares e limitou a atividade dos restaurantes.

Uma menor procura, associada ao aumento da quota, leva à diminuição do preço da sardinha.

Certo é que, a partir do próximo sábado, poder-se-á pescar sardinha até se atingir o limite das 6405 toneladas.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



 

Comentários

pub