Parque Municipal de Loulé cresceu para dar mais «qualidade de vida» a todos

A inauguração da segunda fase do Parque Municipal, junto ao skatepark, aconteceu esta segunda-feira, 13 de Julho

Zonas verdes, um relvado sintético, uma pista de tartan, tabelas de basquetebol e espaços para conviver em segurança. O Parque Municipal de Loulé cresceu dois hectares e estas algumas das novas valências de um espaço que é «uma enorme mais valia para a qualidade de vida dos louletanos». 

A inauguração da segunda fase do Parque Municipal, junto ao skatepark, aconteceu esta segunda-feira, 13 de Julho, com a presença de autarcas e vários representantes dos clubes e associações desportivas do concelho. 

Além do relvado sintético, pista de tartan e tabelas de basquetebol, foi criada uma zona de workout e uma área para jogar à petanca. A intervenção passou ainda pela plantação de mais árvores.

Os trabalhos, que custaram cerca de 1,4 milhões de euros, contemplaram também a criação de uma pequena bolsa de estacionamento com 60 lugares para automóveis, três para autocarros e outros três para pessoas com mobilidade condicionada.

 

 

Na inauguração desta segunda fase do Parque Municipal, também conhecido como Mata, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, deixou uma mensagem aos seus munícipes: «usufruam deste espaço».

«Como podemos ver, os louletanos têm aqui o prolongamento de um Parque Municipal que, já de si, é muito bom e atrativo e que dá qualidade à cidade. O apelo que faço é para que as pessoas se habituem cada vez mais a usufruir daquilo que muitas cidades gostariam de ter: um espaço destes», disse.

Na opinião do autarca, «os vários executivos têm investido na requalificação deste parque e por isso peço aos louletanos que venham para cá».

«Os idosos que venham andar, passear, tragam os netos, que andem de bicicleta, conversem, pratiquem atividade física. É um espaço de convívio integeracional. Há aqui propostas que vão ao encontro das necessidades de todos os escalões etários mas é sobretudo um espaço urbano, de convívio, num meio natural. E isso faz bem à saúde física e mental dos nossos concidadãos», acrescentou.

 

 

O autarca sublinhou ainda a importância de um equipamento com estas características, num concelho que integra a Associação Internacional de Cidades Educadora, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, além dos projetos europeus Vital Cities e Healthy Cities.

Numa altura em que a pandemia da Covid-19 obrigou a mudar a forma como todos socializamos, Vítor Aleixo acredita que o Parque Municipal de Loulé tem «espaço para tudo».

«Eu acredito que as pessoas são responsáveis. Evidentemente que há comportamentos de risco, mas digo que, no geral, as pessoas estão bem informadas e portanto acho que este espaço é até uma boa resposta às necessidades de convívio com as medidas de distanciamento social», concluiu o autarca.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub