Os maiores escaravelhos de Portugal andam à solta e é preciso ajuda de todos para os conservar!

O Projeto vacaloura.pt encontra-se em plena campanha de ciência cidadã e necessita do apoio de todos os cidadãos para conservar os maiores escaravelhos da fauna portuguesa

Machos de vaca-loura (Lucanus cervus) em luta.
(© Guilherme Castro)

A vaca-loura (Lucanus cervus) e a vaca-ruiva (Lucanus barbarossa) são os maiores escaravelhos de Portugal. Entre Maio e Setembro, andam cá fora, principalmente nas noites quentes, e cientistas de diversas organizações querem saber onde estão.

Se vir um, tire uma fotografia e ajude este projeto, visitando o sítio www.vacaloura.pt e registando o seu avistamento.

O Projeto vacaloura.pt está a promover uma campanha de ciência cidadã e necessita do apoio de todos os cidadãos para conservar os maiores escaravelhos da fauna portuguesa.

 

O maior escaravelho de Portugal

A vaca-loura (Lucanus cervus), o maior escaravelho da nossa fauna com mais de 8 centímetros de comprimento é essencial no ciclo de nutrientes das florestas por decompor madeira morta, é uma espécie protegida por leis comunitárias e as suas populações encontram-se em declínio um pouco por toda a Europa, estando assim quase em risco de extinção.

Em Portugal pouco se sabe sobre esta espécie, no entanto, desde 2016 que se tem feito um esforço coletivo com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre este escaravelho.

Os esforços voluntários para melhorar o conhecimento e, consequentemente, o estado de conservação da vaca-loura têm crescido em Portugal com o surgimento do Projeto VACALOURA.pt – Rede Portuguesa de Monitorização da vaca-loura (Lucanus cervus).

Este projeto, coordenado pela Associação Bioliving em parceria mais de 20 organizações nacionais, tem promovido, numa estratégia multidisciplinar, a conservação dos maiores escaravelhos da nossa fauna, especialmente da vaca-loura e dos seus familiares, utilizando esta como um chamariz para a conservação de habitats e processos naturais por vezes negligenciados na gestão dos espaços florestais e do património arbóreo, como por exemplo a madeira morta e a sua natural decomposição.

Apesar de já ter sido possível duplicar a área de distribuição conhecida da vaca-loura e dos seus familiares em Portugal, graças ao apoio de milhares de cidadãos, ainda muito pouco se sabe sobre o estado de conservação das várias espécies.

 

Macho de vaca-ruiva (Lucanus barbarossa) (©Samuel Costa)

 

Vamos procurar a vaca-ruiva?

A vaca-ruiva (Lucanus barbarossa) é um escaravelho com populações muito localizadas e que pode ser avistado na sua fase adulta apenas entre Julho e Setembro.

Esta espécie apresenta tons muito escuros, mede entre 3 e 4,5 cm e apenas ocorre na Península Ibérica, sul de França e norte de África, ao contrário da vaca-loura (Lucanus cervus), que ocorre em toda a Europa.

O facto de ter uma distribuição muito mais reduzida leva a que o conhecimento sobre a espécie seja muito reduzido, inclusive se está ou não em risco de extinção.

«Por forma a mudar este paradigma, é pretendido compilar o maior número possível de registos sobre a espécie em Portugal, uma medida extremamente importante para avaliar o seu risco de extinção», salientam os promotores do projeto.

 

 

 

 



Comentários

pub