Novo guia quer cativar mais jovens para o turismo de natureza no Algarve

O guia de quase 200 páginas foi escrito por Patrícia Oliveira

Quais são as áreas protegidas do Algarve? E as principais rochas que afloram na região? Onde podemos avistar o colhereiro ou a raposa? O que é o estorno e porque é tão importante para as dunas das famosas praias algarvias? As respostas a estas e muitas outras perguntas estão no novo «Guia de Turismo de Natureza Júnior», lançado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), para cativar os mais novos para a descoberta do património natural.

Este guia tem nove capítulos que orientam a leitura das crianças que estão sobretudo no segundo ciclo de escolaridade para o que têm mesmo de saber sobre a natureza algarvia quando fizerem as saídas de campo em família.

“O Algarve”, “Áreas Protegidas”, “Paisagens”, “Água”, “Rochas”, “Plantas”, “Animais”, “Trilhos e Missões” são as grandes áreas temáticas desta publicação inédita, a primeira do género no país lançada por uma região de turismo.

À medida que vão percorrendo o guia – entre as grutas do cerro da Cabeça, o oceano Atlântico, o grés de Silves, a esteva e o mexilhão –, as crianças irão encontrar 16 missões que terão de cumprir para poderem ganhar o diploma de «Explorador da Natureza do Algarve».

Depois de ultrapassarem os desafios, um por cada concelho do Algarve, poderão retirar os autocolantes disponíveis no fim da publicação e colá-los nas missões correspondentes. E assim estarão aptas a levantar o seu diploma num dos 20 postos de turismo da região.

O guia de quase 200 páginas foi escrito por Patrícia Oliveira e está recheado de ilustrações naturalistas, da autoria de Ana Paula Gaspar, que ajudam a identificar as paisagens e as espécies de animais e plantas mais abundantes (ou mais especiais) do território algarvio.

E há ainda uma surpresa. As crianças que apresentarem o guia nos Centros Ciência Viva de Faro e de Lagos poderão entrar neles de forma gratuita ou então ganhar um jogo lúdico no centro de Tavira. Tudo em nome do conhecimento científico e natural da região algarvia.

Com grafismo apelativo para os mais novos e uma paleta de cores inspirada nos tons da terra, o guia terá distribuição gratuita (embora limitada) nos postos de turismo tutelados pela Região de Turismo do Algarve, na receção da sede da entidade regional e em ações promocionais. Além disso, poderá ser descarregado no canal «Multimédia» do site visitalgarve.pt, onde estará também nas versões espanhola, inglesa e francesa.

«Este guia não é uma iniciativa isolada. Insere-se num conjunto de projetos que o Turismo do Algarve tem vindo a organizar e a apoiar nos últimos anos dentro do produto de turismo de natureza, de modo a afirmar a região noutras áreas de interesse, a alterar perfis de consumo e a distribuir a procura ao longo do ano no território», refere o presidente do Turismo do Algarve João Fernandes.

Para este responsável, a publicação dirigida ao segmento de famílias, «vai pôr em movimento os turistas miúdos e graúdos de forma pedagógica, uma vez que ela não só ensina sobre a natureza da região como ainda fomenta a adoção de boas práticas no meio natural».

João Fernandes agradece ainda a todos os parceiros que contribuíram para a sua concretização, como os Centros Ciência Viva da região, as associações Almargem, Rota Vicentina e Odiana, a Agência Portuguesa do Ambiente (ARH Algarve) e a professora Cristina-Veiga Pires.

O «Guia de Turismo de Natureza Júnior» foi editado no âmbito da candidatura «Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

 

 



Comentários

pub