Marinha reforça meios na Zona Marítima do Sul por causa da imigração ilegal

Objetivos são «aumentar a capacidade de deteção, localização, identificação e de reação atempada, tendo sempre em vista a preservação da segurança marítima e a salvaguarda da vida humana no mar»

A Marinha reforçou o dispositivo naval na Zona Marítima do Sul, com uma Lancha de Fiscalização Rápida e uma Corveta, que continua também atribuída à missão de busca e salvamento marítimo na região de Busca e Salvamento de Lisboa. Os novos meios vão permitir «otimizar o esforço de patrulha e vigilância naquela área, incrementar a capacidade de cobertura e o aviso antecipado de eventuais irregularidades».

«​Os episódios ocorridos na costa algarvia, relacionados com embarcações que transportavam pessoas a bordo numa condição de sobrelotação, evidenciam a necessidade de incrementar a vigilância marítima das áreas de responsabilidade nacional», salienta a Marinha em nota enviada às redações.

Este reforço na Zona Marítima do Sul tem como objetivo «aumentar a capacidade de deteção, localização, identificação e de reação atempada, tendo sempre em vista a preservação da segurança marítima e a salvaguarda da vida humana no mar».

Além destas medidas, «está ainda em análise o reforço de meios de vigilância marítima conjuntamente com a Autoridade Marítima Nacional, fruto das sinergias que resultam do apoio da Marinha a esta entidade, de forma a garantir os adequados níveis de segurança a quem anda no mar».​

 

 


Comentários

pub