Loulé participa em projeto europeu de cocriação artística

Jovens são convidados a criar produções artísticas, tendo o hip-hop como forma de expressão base

Loulé vai integrar o “People Power Partnership Project”, um projeto de cocriação artística de grande escala, aprovado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

104 participantes, pertencentes a 13 cidades parceiras, oriundos de diferentes grupos sociais e com diferentes graus de formação, «estabelecem ligações e pontos em comum entre diferentes culturas, comunidades e pessoas, promovendo compreensão e interação», seguindo assim os objetivos da Agenda Europeia para a Cultura, relativamente ao diálogo intercultural.

Este projeto vai decorrer entre Outubro de 2020 e Dezembro de 2024.

«Até ao final deste ano será realizado um workshop/audição onde serão selecionados os 8 jovens adultos, entre os 18 e 25 anos, que irão, ao longo dos quatro anos, participar no “People Power Partnership Project”», explica a Câmara de Loulé.

Durante o período do projeto, «os jovens participantes louletanos terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com outros jovens de entidades parceiras, durante 10 semanas no total, e cada participante viajará para, pelo menos, 4 países diferentes», acrescenta a autarquia.

O valor global do projeto será é de perto de 4 milhões de euros, sendo que o investimento da Câmara de Loulé é de cerca de 189 mil euros, financiados a 50%, para os quatro anos do projeto.

Em cada cidade parceira serão criadas e realizadas produções artísticas específicas, tendo o Hip-Hop como forma de expressão base. No final do projeto, terão acontecido um total de 26 atuações.

Estas produções artísticas «irão inspirar-se em temas escolhidos pelos próprios participantes, e que são, consequentemente, reflexos únicos de cada espaço urbano em particular e das pessoas que o habitam», conclui a Câmara de Loulé.

 



Comentários

pub