Jovens em risco investigam microplástico na costa algarvia

Ações de monitorização vão continuar até Outubro próximo

A pandemia do plástico tem um grupo de heroínas regional que está a recolher amostras para analisar e catalogar os resíduos de microplástico a circular em águas algarvias.

As saídas de mar com as jovens integradas na AIPAR (Associação de Proteção à Rapariga e à Família) estão a ser realizadas ao abrigo do projeto um “Mar de Microplástico”, promovido pela AECO (Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos) em parceria com o grupo Ecology and restoration of riverine, estuarine and coastal habitats do CCMar – UAlg (Universidade do Algarve) e com o apoio da CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários).

A par dos momentos de amostragem, estão ainda a ser feitos trabalhos de conservação, já que, durante as saídas de mar, se recolhe macroplásticos e outros detritos em ambiente marinho.

“Para além de contribuir para a tão necessária investigação científica nesta área, pretendemos que os detritos recolhidos com as redes de arrasto dêem o mote para uma ação de sensibilização a realizar nas escolas da região durante o próximo ano letivo”, explica Ricardo Barradas, responsável pelo projeto.

“Faz todo o sentido que sejam estas jovens a contar na primeira pessoa aos seus pares o que viram e recolheram no mar, o que aprenderam durante este processo. Acreditamos que esta poderá ser uma forma mais eficaz de mostrar que é urgente parar, ou eventualmente reduzir significativamente, a utilização de embalagens descartáveis de plástico e de outros materiais não recicláveis. Sobretudo nesta época em que surto pandémico levou a que se voltasse a recorrer a muitas embalagens de utilização única”, acrescenta.

As ações de monitorização que estão a ser realizadas irão continuar até Outubro próximo, altura em que se pretende iniciar a fase das ações de sensibilização da comunidade escolar.

A AECO convida todos os jovens do ensino secundário dos concelhos de Faro e Olhão que estejam interessados em desenvolver as suas competências nesta área a unir os seus esforços aos destas jovens.

Os pedidos de informação deverão ser feitos através do endereço [email protected] ou [email protected].

 

 

 



Comentários

pub