Inframoura reconhecida a nível internacional no setor da eficiência energética

Norma internacional ajuda a reduzir o consumo, minimizar a pegada de carbono e reduzir os custos ao promover um uso sustentável da energia.

A Inframoura é, atualmente, a única empresa do seu setor (serviços municipais) certificada para o conjunto total das suas atividades, através da norma internacional ISO 50 001, anunciou a Câmara de Loulé.

A ISO 50 001 é uma norma internacional que ajuda a reduzir o consumo, minimizar a pegada de carbono e reduzir os custos ao promover um uso sustentável da energia.

A ISO 50 001 – Sistemas de gestão de energia obriga ao cumprimento de uma série de requisitos, nomeadamente o da monitorização constante de todos os consumos e atividades da gestão operacional diária e ainda um conjunto de obrigações ao nível da organização, na conceção dos sistemas, nas aquisições e no planeamento das tarefas.

«Este é mais um passo, dado pela Inframoura, para a concretização da sua estratégia de sustentabilidade, apostando na afirmação de Vilamoura como território ambientalmente responsável e com a melhor qualidade de vida», salienta a autarquia, em nota de imprensa.

Para os responsáveis da Inframoura, os investimentos efetuados em novos equipamentos com a mais moderna e eficiente tecnologia, a formação dos colaboradores e a melhoria das práticas de trabalho são um contributo fundamental para as gerações vindouras e para manter a excelência do território que gere.

O presidente do Conselho de Administração da Inframoura considera que «este foi um desafio que abraçámos com a forte convicção de que, com ele, iríamos consolidar um conjunto de investimentos que a empresa tem realizado, como as energias renováveis ou as viaturas elétricas, a aposta na eficiência e nas boas práticas operacionais e o reforço das competências internas das equipas, garantindo assim que os ganhos são duradouros e continuados».

Já o presidente da Autarquia de Loulé, detentora da maioria do capital da empresa municipal Inframoura, reforça que «as questões associadas à Eficiência Energética constituem ações de atuação prioritárias no âmbito da ação municipal, sendo uma matéria que se encontra a ser trabalhada transversalmente, em vários projetos e iniciativas do Município».

Para Vítor Aleixo, «a recente concretização da certificação pela norma ISO 50001 – gestão de energia da Inframoura, demonstra o compromisso desta empresa e foco contínuo para o melhor desempenho energético».

A certificação contou com o apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, permitindo operacionalizar, de forma sistemática, o plano de descarbonização da Inframoura que tem como objetivo reduzir, até 2028, 30% das suas emissões de gases com efeito de estufa.

A exigente certificação, recentemente alcançada, foi concedida pela SGS, Société Générale de Surveillance, líder mundial em inspeção, verificação e certificação, com sede na Suíça.

O que é a ISO 50 001?
A ISO 50 001 é uma norma que promove a melhoria contínua na gestão eficaz de energia, com vista a atingir melhorias no desempenho energético e promover boas práticas desse mesmo desempenho energético nos fornecedores.

Modus operandi para a obtenção da certificação
Para a obtenção desta certificação internacional a Inframoura analisou, em detalhe, o modo como consome energia e identificou os consumos mais significativos, nomeadamente no processo águas de abastecimento, águas residuais e limpeza urbana, entre outros.
Com base nesta análise a Inframoura definiu e implementou um sistema de gestão de energia visando a eficiência energética e controlando a consequente redução de custos associados à parcela de energia na empresa.

Como a SGS procedeu à verificação deste modus operandi?
O reconhecimento da metodologia e respetivos resultados, com vista à certificação, foi feito através da comprovação da transparência e comunicação na gestão das fontes de energia e avaliação da implementação de novas tecnologias energéticas.

Apoios e parcerias
Neste processo de certificação a Inframoura teve o apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, cuja parceria permitiu operacionalizar, de forma sistemática, o plano de descarbonização da Inframoura que pretende, até 2028, reduzir 30% das suas emissões de gases com efeito de estufa.

Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
Esta certificação é o reconhecimento do trabalho e esforço da Inframoura no domínio da gestão eficiente de energia e permite que a empresa proceda a uma melhoria contínua do desempenho energético, diminuindo custos operacionais e a emissão de gases com efeito de estufa indo assim ao encontro da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé.
A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé (EMAAC de Loulé) foca-se na identificação de opções e ações de adaptação planeada que promovam a minimização dos efeitos das alterações climáticas.
A partir da identificação e priorização das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos e da sua projeção até ao final do século, o município de Loulé procura promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder não apenas ao clima futuro, mas igualmente aos diferentes impactos climáticos já observados.

Clique aqui para mais informação

 

 

Comentários

pub