Há mais pessoas recuperadas no Algarve, enquanto os casos ativos diminuem

Ponto de situação no Algarve acaba de ser divulgado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro

Os dados da Situação Epidemiológica do Algarve, de acordo com os dados fornecidos pela Autoridade de Saúde Regional, indicam que, nas últimas 24 horas, há mais 10 pessoas recuperadas da Covid-19 na região, enquanto o número de casos ativos da doença diminuiu em 4.

O ponto de situação no Algarve, que acaba de ser divulgado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, indica que o total de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, na região algarvia, atinge agora 866, mais 4 que ontem.

Quanto aos doentes que já recuperaram, totalizam 585, ou seja, 67,3% das pessoas que, no Algarve, foram infetadas pelo SARS-Cov-2.

A Autoridade Regional de Saúde informa ainda que há 10 pessoas internadas nos hospitais algarvios, metade delas nos Cuidados Intensivos.

Entretanto, desde há alguns dias que os números comunicados pela Autoridade Regional de Saúde aos autarcas e outros responsáveis no Algarve estão abaixo dos números anunciados pela DGS. Os primeiros totalizam hoje 883 (mais 5 casos), os segundos 866 (mais 4).

O Sul Informação já tinha pedido, à Autoridade Regional, uma explicação para este desfasamento. Aquela entidade respondeu que este pode ser explicado pelo facto de o «registo de casos efetuado no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) assumir, num primeiro momento, a residência do utente em função do registo do RNU (Registo Nacional do Utente)».

Ora, acrescenta, «a nível regional, quando a análise epidemiológica é realizada, os casos são alocados à região onde o utente vive atualmente».

Aliás, a própria diretora-geral de Saúde já explicou «esta situação em ocorrências similares noutras regiões, nas conferências de imprensa da DGS, com a alteração do local de residência».

A Autoridade de Saúde Regional diz ainda que esta discrepância entre dados regionais e os divulgados pela DGS «também poderá relacionar-se com a maior mobilidade de cidadãos nesta época balnear, estação de maior movimentação turística para o Algarve».

Ou seja, parte dos casos, apesar de os testes terem sido feitos no Algarve e, num primeiro momento, adicionados aos totais da região, na realidade dizem respeito a turistas, pessoas que têm residência noutros pontos do país ou mesmo no estrangeiro.

A Autoridade de Saúde Regional, na resposta enviada ao nosso jornal acrescenta que está a «articular diretamente com a DGS no sentido de identificar constrangimentos específicos» e melhorar a forma de apresentação dos dados. Só que, ao longo de uma semana, a situação manteve-se, havendo agora um desfasamento de 13 casos.

 

Veja aqui o mapa interativo ampliado

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub