Grupos de Ação Local gerem apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo no Algarve (e não só)

Apoios para criação ou expansão de empresas, através da contratação de recursos humanos, bem como a criação do próprio emprego por parte de desempregados que pretendam voltar ao mercado de trabalho

O PO CRESC Algarve 2020 lançou os primeiros concursos de acesso ao financiamento europeu no contexto do programa +CO3SO Emprego, que serão geridos pelos Grupos de Ação Local (GAL).

Destinam-se a apoiar a criação ou expansão de empresas, através da contratação de recursos humanos, bem como a criação do próprio emprego por parte de desempregados que pretendam voltar ao mercado de trabalho.

Podem concorrer aos apoios previstos micro, pequenas e médias empresas (PME) e, no concurso relativo ao empreendedorismo social, são elegíveis IPSS, associações e fundações, cooperativas, associações mutualistas, misericórdias e outras entidades da economia social.

A localização do investimento deverá corresponder à área de incidência dos GAL, conforme descrito no anexo a que se pode aceder clicando aqui. Nos próximos dias, vão abrir os restantes concursos a gerir pelos restantes GAL com incidência no Algarve.

Com uma dotação total de 4,4 milhões de euros, provenientes do Fundo Social Europeu, o financiamento será atribuído a fundo perdido e cobrirá remunerações e despesas contributivas, além de 40 por cento dos custos associados à criação dos postos de trabalho.

A título de exemplo, sempre que sejam criados até três novos postos de trabalho, o apoio por cada trabalhador contratado poderá ser de 1.850 euros por mês, até ao máximo de 36 meses. Cada empregador poderá, de acordo com o regulamento, beneficiar de um máximo de 200 mil euros do fundo europeu.

Consulte o guião das candidaturas do +CO3SO Emprego e estes e outros avisos que ainda se encontram abertos no âmbito do CRESC Algarve 2020.

 

 


Comentários

pub