Focos em duas empresas de construção fazem aumentar casos em Loulé e Faro

Em Portimão, testes feitos num colégio deram todos negativo

Dois focos em obras de empresas de construção civil nos concelhos de Loulé e de Faro são os grandes responsáveis pelo aumento de casos confirmados de Covid-19 registado nesses municípios, nos últimos dias.

Respondendo a perguntas colocadas pelo Sul Informação, a Autoridade de Saúde Regional admitiu que «os novos casos destes dois últimos dias estão maioritariamente relacionados com  dois focos  em obras/empresas de construção civil no concelho de Loulé e outro no de Faro».

De facto, desde dia 10 de Julho, Loulé subiu de 116 casos confirmados para 134 (mais 18), enquanto Faro sofreu um acréscimo de 21 infeções (de 75 para 96).

A Autoridade de Saúde Regional explica que, «logo que detetados os primeiros casos positivos, foi de imediato realizado um rastreio de contactos, com o isolamento profilático dos indivíduos que testaram positivo».

Os trabalhadores infetados estão agora «devidamente separados dos restantes colaboradores, em cumprimento com a recente norma emitida pela DGS para a Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção Civil e sob orientação da Autoridade de Saúde local».

Também em Portimão os dados oficiais apontam para uma subida de 11 casos nos últimos dias. Em parte, estão relacionados com a situação do Colégio do Rio, onde, apesar de não existir «nenhum caso positivo nem em funcionários, nem em crianças», já que se tratou «apenas de casos em familiares destas», o Sul Informação sabe que chegou a ser fechada uma das salas, por precaução.

A Autoridade de Saúde Regional acrescenta que «todos os testes efetuados [relativos ao Colégio do Rio] foram negativos», estando neste momento em isolamento três crianças e as suas famílias.

Quanto aos restantes casos que têm surgido – o Algarve registou cerca de meia centena de novos casos desde o passado dia 10, mas cerca de 40 relacionam-se com os surtos nas obras – a  Autoridade de Saúde Regional garante que «até ao momento não temos novos surtos», já que «os restantes casos estão ligados a pequenas ocorrências em famílias».

A região algarvia somava ontem 748 casos confirmados de Covid-19, em números acumulados desde o início da pandemia.

No entanto, também o número de recuperados aumentou (só ontem tinham sido mais 27), para um total de 477, fazendo assim com que a quantidade de casos ativos no Algarve tenha diminuído, para 254.

Confira os dados mais recentes no nosso mapa interativo.

 

 

Está na hora de ajudar-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub