Festa da Espiga vence final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Festa da Espiga bateu as outras seis candidaturas finalistas

A Festa da Espiga, de Salir (Loulé), é a vencedora da final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular, passando às meias-finais do concurso. 

O anúncio acaba de ser feito na RTP1, que, ao longo do dia, dedicou a sua transmissão à final regional do distrito de Faro que se realizou em Monchique.

A Festa da Espiga bateu as outras seis candidaturas finalistas: a destila do medronho (Monchique), a cataplana em cobre e a Mãe Soberana (Loulé), as Charolas de Bordeira e a Festa da Pinha (Faro) e a Procissão de Aleluia (São Brás de Alportel).

Esta festa, cuja candidatura às 7 Maravilhas tem como padrinho Reinaldo Teixeira, realiza-se no dia da espiga e é «uma celebração cujas origens são atribuídas a prática pagã dos tempos celtas e romanos e também à celebração cristã da Festa da Ascensão», explica a Junta de Freguesia de Salir.

«Nesse dia as pessoas iam ao campo e compunham o seu ramo da espiga, que ficava pendurado atrás da porta de casa até ao ano seguinte, quando era substituído por outro ramo, simbolizando a prosperidade e sorte para as colheitas».

Concebida nos idos anos 60, pelo salirense José Viegas Gregório, esta Festa ganhou uma dimensão regional, tornando-se um cartaz turístico do interior, recebendo milhares de visitantes que aqui se deslocam para apreciar o cortejo etnográfico, o artesanato, a gastronomia, o folclore, a poesia popular e toda a animação musical.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub