Faro já tem um novo “Olhar sobre a Ria Formosa”

O mural, intitulado “Olhar a Ria”, está localizado nas traseiras do Centro de Ciência Viva do Algarve

A zona ribeirinha de Faro tem um novo olhar sobre a Ria Formosa: um mural da autoria do artista farense Xavier Franck (João Bernardo), concebido em homenagem às comunidades que dependem da Ria Formosa e que quer alertar para a necessidade de preservação deste património natural.

O mural, intitulado “Olhar a Ria”, está localizado nas traseiras do Centro de Ciência Viva do Algarve, de frente para a Ria e para quem por ela passa. A conclusão deste mural estava planeada para o ano passado, mas, devido a questões logísticas, foi adiada.

Contudo, a partir de hoje quem parte ou regressa através do cais de embarque de Faro, junto às muralhas, ou quem navega de barco pela Ria Formosa tem a oportunidade de contemplar esta obra, a mais recente adição à coleção de arte urbana de Faro.

Este mural foi promovido pela Sciaena, com o apoio do Município de Faro e em parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve e a equipa Faro 2027 (responsável pela Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura).

Todas estas entidades estiveram reunidas no cais de embarque no passado dia 27 de Junho, num evento simbólico onde o artista Xavier Franck apresentou a sua visão sobre a obra que estava a concluir.

 

Xavier Franck – Foto: Inês Melo|ETIC_Algarve

 

«Foi um prazer poder criar uma obra desta dimensão na cidade onde vivo e dedicada a um lugar tão especial como a Ria Formosa», assumiu o artista Xavier Franck, explicando ainda que o mural é composto pela representação de dois rostos, um feminino e outro masculino que «representam as gentes da Ria mas que se afirmam igualmente como guardiões deste ecossistema», cuja biodiversidade está também representada na obra.

Cristina Veiga Pires, por parte do Centro de Ciência Viva do Algarve, felicitou a Sciaena por esta parceria que veio aproximar o edifício do Centro de Ciência Viva da Ria Formosa e das suas gentes.

«O facto de a obra ter representado um rosto feminino é fundamental na medida em que geralmente o mar é associado somente aos homens mas que existem muitas mulheres que também trabalham na e da ria e do mar e que fazem parte da história da nossa região», disse.

Em representação da equipa da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 falou Sofia Martins que reafirmou a importância desta peça de arte urbana enquanto «elemento identitário da comunidade de mariscadores e pescadores», explicando ainda a importância que o projeto teve no «estabelecimento de diálogo com esta comunidade no contributo para o desenvolvimento da obra que os homenageia».

No mesmo sentido, Adriano Guerra, vereador da Câmara de Faro, identificou a «Ria Formosa como o coração da cidade» e relembrou a importância que a sua preservação tem para o futuro de Faro.

A Sciaena é uma organização não governamental portuguesa dedicada à conservação do meio marinho e ao envolvimento da população na sua proteção.

A Sciaena promove anualmente um festival de arte dedicada à preservação dos Oceanos – o Mar Motto – que conta com a participação de vários artistas nacionais, e segundo o coordenador executivo Gonçalo Carvalho, «procura paralelamente criar obras exteriores de forma a deixar um legado duradouro que possa consciencializar o público para a necessidade de alteração de hábitos de forma a proteger os Oceanos e a sua biodiversidade».



Comentários

pub