Faro já tem mais três oleões

Para os próximos meses está previsto que «esta rede de recolha de óleos Alimentares Usados (OAU) continue a ser reforçada»

Faro já tem mais três oleões, colocados esta quarta-feira, 29 de Julho, numa iniciativa da União das Freguesias em conjunto com a empresa Reciclimpa.

Segundo esta autarquia, os novos oleões estão nas ruas Filipe Ferrer (Vale da Amoreira) e José Pedro de Almeida (Bom João) e na Rotunda do Hospital (Penha).

Para os próximos meses está previsto que «esta rede de recolha de óleos alimentares usados (OAU) continue a ser reforçada de forma a servir o maior número de famílias possível».

Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, recorda como «os óleos alimentares usados (OAU) são resíduos que resultam da fritura de alimentos quer em restaurantes quer nos lares familiares. Devido à quantidade produzida e ao elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos, é fundamental a separação e encaminhamento adequado deste resíduo, coisa que muitas famílias farenses estavam incapacitadas de o fazer devido à não existência dos oleões que servissem algumas das zonas de maior densidade populacional».

Um litro de óleo é suficiente para poluir cerca de um milhão de litros de água, pelo que o esgoto nunca deve ser o destino, até porque, além da contaminação dos percursos de água, os óleos alimentares usados deterioram as canalizações e podem danificar os equipamentos das ETARs.

No oleão só deve ser colocado óleo de origem alimentar (pode ser óleo de fritura, azeites, óleos de conservas) e NUNCA óleo lubrificante de motores (de origem mineral ou sintético). Esses óleos devem ser encaminhados através de oficinas para destinos adequados.

Comentários

pub