EMARP mostra os Amigos (Im)Perfeitos de Carlos Filipe

Exposição tem uma componente interativa

A exposição “Amigos (Im)Perfeitos”, do fotógrafo Carlos Filipe, está patente na EMARP até 7 de Agosto. A mostra, que foi inaugurada ontem, e que expõe retratos de animais de estimação com deficiências físicas, pode ser visitada, nos dias úteis, entre as 8h30 e as 17h30.

Carlos Filipe é natural de Aljustrel. Licenciou-se em Português e Inglês e mudou-se para o Algarve em 2005. Começou a fotografar em 2009 por mera curiosidade tendo como foco do seu trabalho os auto-retratos e a fascínio por fotografia conceptual.

Em 2019, lançou o seu primeiro livro “Amigos (im)Perfeitos” com fotografias e textos de sua autoria.

Nesse mesmo ano inaugurou o seu estúdio fotográfico em Lagoa onde, além de oferecer todos os seus serviços fotográficos, recebe animais abandonados oriundos de todo o país que fotografa para ajudar na sua adoção.

A história do projeto nasce depois de o fotógrafo ter adotado Boris, um cão «com dois meses, recolhido na beira de uma estrada com uma corda roída atada ao pescoço».

Bóris «despontou uma nova paixão na arte de fotografar: a fotografia de animais. Numa altura em que as ideias e os conceitos pareciam perder-se no papel, numa época em que a objetiva era apontada ao acaso à procura de inovação, o Boris tornou-se uma inspiração e um modelo incrível».

A procura por novos modelos levou o fotógrafo a contactar Associações de Defesa de Animais de forma a poder contribuir com o seu trabalho de uma forma ativa e ajudá-los a recolher fundos. Surge assim a ideia de levar a cabo uma sessão fotográfica cujos lucros revertessem integralmente para a associação.

Foi durante «esta aventura que o fotógrafo conheceu modelos muito especiais, com passados arrepiantes mas que foram capazes de marcar a vida de quem escolheu dar-lhes um presente e um futuro dignos, não obstante as suas limitações».

O projeto materializa-se «em retratos de animais únicos» que se tornaram numa exposição fotográfica.

«Todos os animais que conheci enfrentaram as amputações, a cegueira, a paralisia, os traumas originados pela maldade humana… mas todos eles encontraram alguém que os abraçou e ama sem se deixar assustar pelas suas diferenças. Este é um projeto sempre em crescimento porque todas as histórias de luta, coragem e sobrevivência merecem uma narrador e o público merece conhecer estes Amigos imPERFEITOS», explica o fotógrafo.

Cada retrato destes «amigos mais que perfeitos» é acompanhado de uma carta que conta um pouco da sua história. A exposição oferece ainda uma componente interativa aos visitantes, uma vez que, com o telemóvel, podem digitalizar o código em cada fotografia para assistir ao vídeo sobre cada um dos retratados.

 




 

Comentários

pub