Duo indiciado por 80 furtos de componentes automóveis detido em Albufeira

Suspeitos arrombavam viaturas de gama média/alta

Dois homens, de 24 e 32 anos, foram ontem detidos em Albufeira, por furto de componentes de veículos. Os detidos estão indiciados em mais de 80 furtos de componentes de veículos automóveis de gama alta ocorridos no concelho de Albufeira, Lagoa, Silves, Portimão, Loulé, Faro e mais, recentemente, também na área metropolitana de Lisboa.

As detenções foram feitas pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Albufeira, no âmbito de uma investigação, iniciada há um ano e meio, relacionada com o furto de componentes de veículos automóveis.

Os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de detenção e seis mandados de busca, três em veículos, dois domiciliários e um a uma garagem.

Na sequência das buscas, apreenderam duas viaturas, um motociclo, oito aparelhos de localização GPS, três computadores e um tablet, três telemóveis e ainda uma chave específica para desmontagem das óticas.

Os detidos «arrombavam viaturas de gama média/alta e retiravam-lhes volantes, consolas e centralinas com forte procura no mercado paralelo», conta a GNR.

Mais recentemente, «a investigação constatou que os suspeitos se vinham dedicando exclusivamente ao furto de óticas de viaturas de marcas premium, cujos valores ascendem às várias centenas de euros por par, utilizando um modus operandi, que consistia na monitorização dos veículos que pretendiam furtar através da aplicação GPS tracking system, sabendo permanentemente a sua localização e escolhendo o melhor momento para consumar os crimes», acrescenta a força de autoridade.

Além disso, no início do mês de Junho, no âmbito desta investigação, em coordenação com o Destacamento de Ação Fiscal de Évora, foram apreendidas, junto à fronteira do Caia-Elvas, 12 óticas, furtadas pelos suspeitos, que, através de uma transportadora ,pretendiam fazer sair do país.

A ação teve o reforço do Destacamento de Intervençãodo Comando Territorial de Faro e do Destacamento Territorial de Albufeira, num total de 23 militares.

Os detidos estão a ser presentes ao Tribunal Judicial de Faro.
 



Comentários

pub