Desde Outubro choveu menos 75% do que o normal no Algarve e Baixo Alentejo

Em Junho, houve uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território

Foto de Arquivo

O Algarve e o Baixo Alentejo estão em seca moderada, ou seca fraca, depois de um mês de Junho que foi muito seco, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Desde Outubro, choveu menos 75% do que o normal, nestas duas regiões.

De acordo com o IPMA, «no final do mês de Junho, verificou-se, em relação ao final de Maio uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território», sendo que «no Baixo Alentejo e em algumas zonas do Algarve verificam-se valores inferiores a 20%».

 

 

Segundo o índice PDSI, no final de Junho, «verificou-se um aumento da área em seca meteorológica no território do continente», com a região Sul a situar-se nas «classes de seca fraca e seca moderada».

O IPMA salienta que os valores de precipitação no atual ano hidrológico, entre Outubro de 2019 e Junho de 2020, têm «contrastes importantes» em termos espaciais.

Esses valores são superiores ao normal na faixa costeira Norte e no distrito da Guarda, são próximos do normal em grande parte da região Norte e Centro (exceto no litoral Centro) e no interior do Alto Alentejo.

 

 

No entanto, há regiões onde os valores são inferiores ao normal, nomeadamente o litoral Centro e alguns locais no distrito de Castelo Branco, em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

O IPMA dá «especial destaque» ao Baixo Alentejo e Algarve, «onde estão abaixo de 75% do valor normal».

Atualmente, a distribuição percentual por classes do índice PDSI em Portugal é a seguinte: 0.2% chuva fraca, 38.5% normal, 53.0% seca fraca, 8.1% seca moderada e 0.2% seca severa, realça o IPMA.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub