Covid-19: 67,4% dos doentes algarvios já recuperaram, pelo que casos ativos diminuem [mapa]

Situação controlada em toda a região algarvia

 

67,4% dos doentes algarvios com Covid-19 já recuperaram, indicam os dados regionais a que o Sul Informação teve acesso.

Assim, dos 841 casos que a Autoridade de Saúde Regional reporta em relação ao dia de ontem, 27 de Julho, havia já 567 pessoas recuperadas, enquanto o número de óbitos se mantém nos 17, desde inícios do mês de Junho. Isso faz com que o número de casos ativos em toda a região seja agora de apenas 257.

Como se pode ver no nosso mapa interativo, o concelho que ainda mantém mais casos ativos é Albufeira (50), seguido de Loulé e Faro, ambos com 46. Castro Marim, apesar de já ter tido 3 casos confirmados, há muito tempo que não tem nenhum caso ativo.

Vila do Bispo e Alcoutim mantêm-se como os dois únicos concelhos algarvios onde, até agora, não foram confirmados quaisquer casos positivos de Covid-19.

Nos últimos dias, foi notícia um surto que afetou 6 pessoas da mesma família, duas das quais trabalhavam num restaurante de Armação de Pêra. O restaurante, bem como uma gelataria, foram fechados por precaução, mas o surto está já contido.

Entretanto, desde há alguns dias que os números comunicados pela Autoridade Regional de Saúde aos autarcas e outros responsáveis no Algarve estão abaixo dos números anunciados pela DGS. Os primeiros totalizam 841 (sem novos casos hoje), os segundos 853 (sem novos casos há dois dias).

O Sul Informação pediu, à Autoridade Regional, uma explicação para este desfazamento. Aquela entidade respondeu que este pode ser explicado pelo facto de o «registo de casos efetuado no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) assumir, num primeiro momento, a residência do utente em função do registo do RNU (Registo Nacional do Utente)».

Ora, acrescenta, «a nível regional, quando a análise epidemiológica é realizada, os casos são alocados à região onde o utente vive atualmente».

Aliás, a própria diretora-geral de Saúde já explicou «esta situação em ocorrências similares noutras regiões, nas conferências de imprensa da DGS, com a alteração do local de residência».

A Autoridade de Saúde Regional diz ainda que esta discrepância entre dados regionais e os divulgados pela DGS «também poderá relacionar-se com a maior mobilidade de cidadãos nesta época balnear, estação de maior movimentação turística para o Algarve».

Ou seja, parte dos casos, apesar de os testes terem sido feitos no Algarve e, num primeiro momento, adicionados aos totais da região, na realidade dizem respeito a turistas, pessoas que têm residência noutros pontos do país ou mesmo no estrangeiro.

A Autoridade de Saúde Regional, na resposta enviada ao nosso jornal acrescenta que está a «articular diretamente com a DGS no sentido de identificar constrangimentos específicos» e melhorar a forma de apresentação dos dados.

 

Veja aqui o mapa interativo ampliado

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub