Contas Consolidadas de Faro aprovadas com «resultados positivos»

Todas as empresas municipais tiveram saldo positivo

Foto: Bárbara Caetano|Sul Informação

O documento de Prestação de Contas Consolidadas de 2019, que agrega todas as contas da Câmara de Faro, Teatro Municipal e ainda os relatórios de gestão e contas da Fagar e Ambifaro foram aprovados em reunião de Câmara e apresentaram «resultados positivos à semelhança dos anos anteriores.

A Câmara de Faro considera que esta Conta Consolidada 2019 «continua a apresentar de forma inequívoca os resultados positivos da CMF e do seu Universo de Entidades Municipais, no seguimento do que vem sendo averbado nos últimos 10 anos».

A autarquia destaca, por exemplo, que o Município continua a apresentar resultados positivos. Em 2019, o resultado líquido do exercício foi de 6.429.886,32 euros.

Segundo a Câmara Municipal de Faro, isto deve-se «à manutenção de um bom nível de receita escorado na boa dinâmica económica verificada no nosso concelho que, em 2019, se manteve atrativo para investimentos de diversa ordem: hotelaria e turismo, habitação, novas tecnologias, retalho e outros».

Também, acrescenta a edilidade, «as entidades que compõem o Universo Municipal continuam a apresentar bons resultados, à semelhança dos anos anteriores. No que diz respeito à Ambifaro, o resultado líquido foi de 14.865,92 euros, semelhante ao alcançado em 2018, que foi de 16.588,41 euros, o que indicia uma nova e mais saudável tendência após a necessária reestruturação da empresa para responder melhor às obrigações que decorrem ainda do processo de construção do Mercado Municipal – que, recorda-se, se alicerçou numa engenharia financeira que se revelou demasiado penalizadora para a Ambifaro e para o próprio Município».

Agora, considera a Câmara, «apresentando novamente contas positivas, a Ambifaro parece deixar definitivamente para trás os anos mais difíceis, mostrando-se efetivamente preparada para um novo ciclo».

Quanto à Fagar, que é participada pelo Município em 51%, «continua também a dar mostras de uma situação financeira muito equilibrada, estando operacionalmente cada vez mais bem apetrechada para os desafios que a gestão das redes de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos impõe. A empresa municipal encerrou o exercício de 2019 com um resultado líquido positivo de 1.813.553 euros, consolidando assim a tendência de resultados positivos verificados desde 2011».

A Câmara de Faro também destaca o facto de o Teatro Municipal ter ficado também «no verde», com um resultado positivo do exercício no valor de 16.512,11 euros. Ainda assim, houve uma diminuição de cerca de 29.444,62 euros face ao ano anterior.

Já o endividamento total fixou-se em 34.037.122,44 euros, diminuindo cerca de 4,5 milhões de euros. Esta diminuição da dívida deve-se, segundo a Câmara de Faro, «da amortização de empréstimos e, igualmente, da filosofia de rigor e exigência implementada na gestão do erário».

«Longe vão os tempos em que o passivo do Município de Faro era um dos mais altos da região, com hipoteca da sua credibilidade enquanto parceiro de negócios», acrescenta a autarquia.

Por outro lado, o investimento, em 2019, aumentou cerca de 2,1 milhões de euros ao nível de bens de capital, o que, para a Câmara de Faro, «diz bem do compromisso da autarquia em continuar a operar as mudanças ao nível do espaço público e da atratividade do território farense, capaz de chamar cada vez mais visitantes e empreendedores».

O Município de Faro considera que «a recuperação financeira do Município é um facto bem demonstrado nos aspetos acima referidos e em toda a Conta Consolidada de 2019, sendo que a estrutura financeira da CMF expressa bem a atual capacidade instalada para prosseguir o cumprimento dos serviços públicos com uma prestação qualitativa crescente e para desenvolver o alargado conjunto de investimentos projetados, em concurso e em obra por todo o concelho, além de permitir o devido combate à pandemia de Covid-19 que se faz sentir neste ano de 2020 com o necessário apoio da CMF ao relançamento da atividade económica e social».

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, considera que «esta Conta Consolidada de 2019 é a expressão da nova situação do Município, volvida a fase do pagamento da dívida no mandato 2013/2017, tendo este ano de 2019 sido um ano de consolidação do elevado nível de credibilidade da autarquia e de capacidade para prestar serviços de qualidade, assim como de executar investimentos de avultado montante».

O autarca considera que «com esta aprovação, cumpre-se um preceito legal e mantém-se uma base de informação organizada, que torna possível a comparação da evolução das contas do Universo Municipal, muito importante para a gestão devidamente cuidada e sustentável que estamos a levar a efeito e que vamos prosseguir a bem da CMF e do Município de Faro e, em especial, de todos os que cá habitam ou nos visitam».

A Conta Consolidada vai ainda ser apreciada e votada na Assembleia Municipal.

 



Comentários

pub