Centros Comunitários do Pontal e da Cruz da Parteira têm programa de férias para crianças e jovens

A Câmara de Portimão está a promover um programa de Férias de Verão nos Centros Comunitários do Pontal e da Cruz […]

A Câmara de Portimão está a promover um programa de Férias de Verão nos Centros Comunitários do Pontal e da Cruz da Parteira para as crianças e jovens residentes nestes dois bairros camarários, possibilitando a ocupação dos seus tempos livres durante o período de paragem escolar.

O programa das Férias de Verão «pretende garantir o acesso a atividades educativas, ao mesmo tempo que vai ao encontro das necessidades das famílias abrangidas, que na sua maioria desempenham trabalhos sazonais, sendo imperativa a ocupação dos seus filhos», diz a autarquia.

Esta resposta social vem «não só contribuir de forma lúdica e pedagógica para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, entre os 5 e os 17 anos, estimulando os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, como permite evitar os comportamentos de risco, através da ocupação saudável deste tempo de férias», acrescenta.

Todas as atividades desenvolvidas cumprem as regras sanitárias determinadas pela Direção-Geral da Saúde, havendo oficinas multimédia, de interesses, de expressão plástica e de jardinagem e revitalização de espaços verdes.

Também fazem parte das propostas os peddy-papers culturais, as dinâmicas desportivas juvenis, uma horta comunitária, a construção de e-books e a participação nos Kahoot! Games.

Neste momento, frequentam as Férias de Verão no Centro Comunitário do Bairro Pontal dez crianças, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, ao passo que o Centro Comunitário Cruz da Parteira acolhe 20 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, em turnos diferentes.

 

 

Este ano é a primeira vez que o Centro Comunitário do Pontal dinamiza um programa de Férias de Verão especificamente direcionadas para crianças, uma vez que no ano passado as atividades daquele equipamento municipal estavam direcionadas para idas à praia com grupos que incluíam idosos e crianças.

O Centro Comunitário da Cruz da Parteira há muito que tem vindo a desempenhar um papel importante no acolhimento das crianças e jovens deste bairro em tempos de férias.

Recentemente, este papel foi reforçado com o projeto (Re) Viver o Meu Bairro,

Mesmo em plena fase de confinamento devido à Covid-19, «os técnicos deste programa asseguraram um acompanhamento escolar, o que constituiu uma assinalável mais valia para muitas crianças sem possibilidade de apoio familiar a este nível».

De resto, o programa (Re) Viver o meu Bairro desenvolvido no Centro Comunitário da Cruz da Parteira «tem uma importante intervenção junto da população mais jovem, envolvendo-a e ocupando-a, numa perspetiva dinâmica e construtiva, para que possa desenvolver atividades de encontro aos seus interesses pessoais e comunitários».

O principal objetivo é a «ocupação saudável dos seus tempos livres, prevenindo comportamentos desviantes e de risco, de que o projeto das Férias de Verão é um bom exemplo».

 

 



Comentários

pub