Centro de Portimão “ganha” 250 lugares de estacionamento gratuitos

Câmara passou a gerir todo o estacionamento de superfície em Portimão

Portimão ganhou cerca de 250 lugares de estacionamento de superfície gratuitos com fim do contrato de concessão com a empresa Saba, anunciou a Câmara portimonense, que tomou a decisão de isentar o pagamento de taxas nestas bolsas de estacionamento, situadas em «importantes artérias e zonas da cidade».

Entre as zonas onde se deixou de pagar o estacionamento contam-se a praceta Major David Neto, as ruas João da Cruz, Teófilo Braga, Heliodoro Salgado, João de Meneses, das Comunicações, Dom Carlos I e 28 de Maio, a bolsa de estacionamento adjacente ao Lar da Criança, e a rua José António Marques, entre a Avenida Afonso Henriques e a EMARP.

«Esta nova medida segue-se ao resgate da “concessão da Empark”, a outra empresa privada a operar na cidade, ocorrido em Outubro passado, concretizando-se assim um processo que permitiu devolver à gestão municipal todo o estacionamento à superfície do município, e que se traduzirá numa redução de 340 lugares tarifados entre Junho e Setembro (4 meses) e de 540 lugares de Outubro a Maio (8 meses)», segundo a Câmara de Portimão.

Após ter chegado a acordo com a Empark, «o Município de Portimão passou a gerir 400 lugares de estacionamento tarifado, situados na zona central da cidade e no Largo do Dique, sendo que neste último local, com cerca de 200 lugares, as tarifas são atualmente cobradas apenas entre Junho e Setembro».

 

 

Na prática, isto significa que Portimão passa a ter «três áreas de estacionamento tarifado à superfície que variam em função dos dias da semana e da época do ano».

Na zona central, mais próxima das ruas do comércio tradicional, os lugares são tarifados ao longo de todo o ano, no período das 9h00 às 18h00, sendo livre aos fins de semana.

Também existe uma bolsa de estacionamento tarifado na zona do Jardim 1º de Dezembro e da rua Serpa Pinto, que funciona de Outubro a Maio, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00. «Nos chamados meses de verão, Junho a Setembro, o estacionamento tarifado acontece durante toda a semana no período das 9h00 às 24h00», segundo a Câmara.

Há uma terceira zona de estacionamento tarifado, que corresponde ao Parque de Estacionamento do Largo do Dique, que durante oito meses é grátis, mas que de Junho a Setembro é pago entre as 9h00 e as 24h00.

Os residentes, recordou a autarquia, podem «usufruir de 60 minutos diários de estacionamento não pago nas zonas que se mantêm tarifadas».

«A medida vigora no período integral das 24 horas diárias e abrange as zonas de estacionamento tarifado sob gestão municipal, estando condicionada à disponibilidade de lugares existentes em cada momento», enquadrou a Câmara de Portimão.

Os interessados em usufruir deste benefício devem utilizar a aplicação móvel iParque Mobile, onde carregarão as matrículas das viaturas, e registar-se junto da EMARP no balcão de atendimento situado no edifício sede da empresa municipal, ou através do formulário online disponível no site desta empresa municipal.

 

 



Comentários

pub