Castores do Arade regressam às provas nacionais com 7º lugar coletivo entre 40 clubes

Restrições por causa das regras de segurança deixaram de fora muitos jovens atletas

Os Castores do Arade conquistaram o 7º lugar coletivo entre 40 clubes nacionais, no regresso ao Campeonato Nacional de Esperanças de Canoagem, que se disputou no sábado, 11 de Julho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

O Nacional de Esperanças é uma competição dedicada aos escalões mais jovens da canoagem, de idades entre os 9 e os 16 anos. Entraram em competição mais de 400 atletas em representação de 40 clubes nacionais de norte a sul do país.

As provas de K1 Iniciados masculinos e femininos têm a distância de dois quilómetros, uma volta. Quanto às provas de K1 Infantis masculinos e femininos, os atletas percorrem duas voltas, no total de quatro quilómetros. Na competição de K1 Cadetes masculinos e femininos, os canoístas cumprem seis quilómetros, distribuídos por três voltas.

Fazendo-se representar por uma equipa de apenas 18 atletas, os Castores conseguiram várias classificações individuais no top-10, destacando-se a medalha de 2º lugar conquistada por Iara Bebiano, em K1 (kayak individual) infantil feminino “A”, e 6ª da classificação geral.

Realce ainda para as classificações entre os 10 primeiros, com Ianis Bebiano a alcançar o 5º lugar em K1 iniciado, Clélia Santos também em 5º lugar, em K1 iniciado feminino, Rúben Luís em 8º K1 infantil, Filipe Libório também em 8º em K1 cadete, e, muito próxima do top-10, Leonor Ramos, terminou em 11º lugar, em K1 infantil feminino.

Prova com fortes medidas de segurança

Marcado por rigorosas medidas de segurança, devido à pandemia de COVID-19, o Centro de Alto Rendimento viu serem atribuídos apenas os títulos em embarcações individuais (K1 e C1), uma vez que, dada a distância de segurança determinada pela Direção-Geral de Saúde, não é possível a realização de provas em embarcações bilugares de K2 e C2.

As regatas estavam também limitadas à participação de 65 atletas nacionais por escalão e 400 atletas no total.

O número de inscritos ultrapassou esse limite em cerca de 200 atletas, tendo o escalão de infantis, com cerca de 150 atletas inscritos, sido o mais prejudicado, já que «60% dos atletas não puderam participar na competição», explica o clube de Lagoa

«O nosso atleta Filipe Busel teve de ficar fora da competição, apesar de ser um dos infantis A com hipóteses de ficar nos primeiros lugares», acrescentam os Castores do Arade.

A competição foi dividida em dois blocos de 200 atletas, com toda a higienização entre as competições.

«A Federação Portuguesa de Canoagem está de parabéns por permitir o regresso das competições neste momento difícil, a marcar a diferença, relativamente aos outros desportos que cancelaram a maioria das competições dos escalões de formação», salientam os Castores.

 

Acessos limitados e transmissão em direto

A competição realizou-se à porta fechada, fruto das limitações impostas pela pandemia, só sendo permitida a entrada a agentes da canoagem no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

No entanto, a Federação Portuguesa de Canoagem disponibilizou a transmissão em direto da prova através do seu canal no youtube, permitindo que os adeptos da modalidade e os familiares e amigos dos jovens atletas pudessem acompanhar a competição à distância.

 

 

Classificações completas:

K1 Infantil feminino – 65 atletas em prova
6º Iara Bebiano (2º sub-categoria “A”)
11º Leonor Ramos
18º Íris Rietkerk (8º sub-categoria “A”)
19º Isabella Wilkinson
24º Maria Wilkinson
25º Inês Carapinha
39º Maria Costa

K1 Cadete feminino – 39 atletas a competir
24º Inês Luís (no arranque virou a embarcação e recuperou 14 posições)

K1 Infantil – 65 atletas a competir
8º Ruben Luís

K1 Cadete – 65 atletas a competir
8º Filipe Libório
16º Bernardo Verdades
20º Rodrigo Gabriel (atleta cadete de 1º ano)

K1 Iniciado – 65 atletas a competir
5º Ianis Bebiano
27º Dinis Carrasco

K1 iniciado feminino – 48 atletas a competir
5º Clélia Santos
18º Leonor Silva de Matos
28º Júlia Luís
30º Lara Carapinha

 

 



Comentários

pub