Camião da Esperança está no Algarve até 14 de Agosto

Camião da Esperança está em Albufeira, já esteve em Portimão e vai ainda passar por Olhão, Tavira, Lagoa e Lagos.

O Camião da Esperança regressou ao Algarve no dia 9 de Julho e vai manter-se na região até ao dia 14 de Agosto. Depois de ter estado em Portimão, o Camião da Esperança está agora em Albufeira, até segunda-feira, dia 20, de onde vai seguir para Olhão, onde vai ficar entre 22 e 26 de Julho.

Depois da primeira missão, que percorreu 21 municípios e realizou mais de 2500 testes à Covid-19, «o Camião da Esperança está de regresso, com uma equipa reforçada, para uma missão totalmente dedicada à região do Algarve. Com o foco em informar e testar, a missão pretende ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus e colaborar com a Região de Turismo do Algarve, e executivos municipais envolvidos, na projeção e recuperação internacional da imagem de excelência do Algarve como um destino limpo e seguro».

Paulo Costa, diretor geral da Globalsport, empresa responsável pela coordenação da iniciativa, realça que o objetivo passa por «transmitir que o Algarve é um destino seguro, que está preparado e está tão preocupado, que conseguiu ter uma equipa ao longo dos próximos 40 dias a percorrer toda a costa algarvia, a dar apoio às famílias que, sem saírem da praia, podem receber informação sobre como proceder em caso de eventuais sintomas. Se quiserem podem dirigir-se ao camião e realizar o teste serológico, que revela o grau de imunidade, ou seja, diz se a pessoa já esteve em contacto com o vírus, ou em caso de maior preocupação pode efetuar o teste por zaragatoa (de base molecular), que deteta a presença do vírus SARS-CoV-2».

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, relembra que a região «reúne todas as condições segurança e bem-estar para que os portugueses e estrangeiros continuem a eleger a região algarvia para as férias de verão. Os ativos do Algarve não desapareceram com a pandemia, continuamos a ter um clima excepcional, peixe e o marisco fresco, um mar fabuloso para experiências únicas e as melhores praias da Europa, além da Serra que permite um contacto ainda mais próximo com a natureza».

Os serviços do Camião da Esperança estão disponíveis entre as 9h00 e as 14h00. O acesso à realização de testes é prioritária às situações indicadas pelos municípios ou pela Autoridade de Saúde, sendo possível, a qualquer utente, agendar a realização de um teste, sujeito a pagamento (molecular – 100 euros, serológico – 40 euros).

O resultado do teste molecular (deteta a presença do vírus SARS CoV-2) está previsto em 24 horas. O resultado do teste serológico (deteta a presença de anticorpos, mas não permite diagnóstico) é imediato. O teste molecular está sujeito a prescrição e avaliação.

O Camião da Esperança está em Albufeira, junto à Praia dos Pescadores, até 20 de Julho. Depois segue para Olhão, mais propriamente para a Fuzeta, onde vai estar no parque de estacionamento, perto da praia Fuseta Ria, atrás do parque de campismo local, entre 22 e 26 de Julho.

Depois, será a vez de Tavira receber a visita do camião, entre 28 de Julho e 1 de Agosto. Segue-se Lagos, entre 3 e 7 de Agosto e Lagoa, entre 9 e 14 de Agosto.

O Camião da Esperança é uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve, e pelos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Tavira, com o apoio da TVI, Rádio Comercial, Galp, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs. Toda a operação logística é coordenada pela Globalsport.

 



Comentários

pub