Aluno algarvio ganha menção honrosa em concurso internacional de matemática

Eduardo Guerreiro foi o único algarvio a participar

Eduardo Guerreiro, aluno do 10º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, ganhou uma menção honrosa na primeira edição do concurso internacional Cyberspace Mathematical Competition (CMC), disputado a 13 e 14 de Julho. 

A competição decorreu exclusivamente online e surgiu de uma parceria entre a American Mathematics Competitions (AMC) e a Art of Problem Solving (AoPS), contando com 555 participantes de 75 países.

O CMC é um concurso internacional de alto nível para estudantes do ensino secundário, com equipas de até oito pessoas de cada país participante. O concurso consiste na resolução de quatro problemas por dia. Em cada dia os estudantes dispõem de cinco horas para resolver a prova.

Eduardo Guerreiro foi o único algarvio a participar, tendo ganho uma menção honrosa.

Tiago Marques, aluno do 10.º ano no Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia, conseguiu a medalha de prata e ficou apenas a um ponto da medalha de ouro.

Da equipa portuguesa fazem ainda parte Leonardo Tavares (10.º Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de D. Filipa de Lencastre, Lisboa), Marta Gonçalves (11.º ano, Escola Secundária Martins Sarmento, Guimarães), Pedro Antunes (11º ano, Colégio Bartolomeu Dias, Santa Iria de Azóia) e Tiago Mourão (10.º ano, Escola Secundária Santa Maria da Feira).

Cada um destes estudantes conquistou uma menção honrosa, por conseguirem ter um dos problemas inteiramente certo.

A cerimónia de encerramento do CMC teve lugar a 21 de Julho e poderá ser vista aqui.

«A missão do CMC é proporcionar uma oportunidade divertida para os melhores jovens estudantes de matemática do mundo se envolverem com problemas desafiantes e conhecerem – pelo menos, virtualmente – colegas de outros países»

O Art of Problem Solving concebeu uma plataforma específica para o concurso, bem como fóruns de socialização e outras atividades matemáticas.

 

 



Comentários

pub