Aljezur regista os primeiros 2 casos confirmados de Covid-19 [mapa interativo]

Número de recuperados voltou a subir, em todo o Algarve

 

O concelho de Aljezur regista este domingo, 5 de Julho, os primeiros dois casos confirmados de Covid-19, segundo os dados enviados pela Autoridade de Saúde Regional aos municípios e demais entidades oficiais.

De acordo com esses dados, a que o Sul Informação teve acesso, e que foram atualizados às 13 horas de hoje, o concelho de Aljezur que, a par de Vila do Bispo e de Alcoutim, até agora, não tinha tido qualquer caso confirmado da doença entre os seus residentes, passa agora a integrar a lista de municípios algarvios com situações confirmadas de pessoas infetadas pela doença.

Recorde-se que o boletim da Direção-Geral de Saúde, por seu lado, continua a atribuir 4 casos ao concelho de Vila do Bispo. Estas situações estariam relacionadas com a festa ilegal de Odiáxere, mas a Câmara de Vila do Bispo já explicou que se trata de pessoas que, embora mantendo domicílio fiscal no concelho, há muito residem em Lagos. Esses casos, aliás, nunca constaram da informação disponibilizada pela Autoridade Regional de Saúde.

Nos últimos dias, também Olhão viu aumentar o número de casos ativos, que são agora 10, para um total acumulado de 24 casos. O presidente da Câmara António Miguel Pina tinha já informado, no Facebook, que estes novos casos estão todos relacionados com uma família, onde os pais ficaram doentes, tendo depois contaminado os três filhos menores e posteriormente outras pessoas do seu círculo familiar. Nenhum deles, segundo o autarca, apresenta um «quadro clínico grave». Além disso, esclareceu, «as autoridades estão a acompanhar a situação e a verificar os possíveis contactos estabelecidos».

Em Monchique, que nos dias mais recentes viu aumentar também os casos, devido a duas situações de infeções ligadas a unidades hospitalares, há hoje a contabilizar mais um caso. Trata-se de uma pessoa idosa ligada ainda à cadeia de contágio do IPO. No entanto, segundo esclareceu o presidente da Câmara Rui André, em declarações ao Sul Informação, essa pessoa «não tem contactos externos, pelo que a situação mantém-se controlada em termos de cadeia de contágio».

Do lado das boas notícias, de ontem para hoje, os dados da Autoridade Regional de Saúde confirmam que há mais 9 pessoas recuperadas da Covid-19, em toda a região algarvia. Ou seja, o número total de recuperados já atinge as 390 pessoas.

A nível nacional, este domingo mais 245 pessoas recuperaram do vírus, elevando para 29.017 o total de pacientes que venceram a Covid-19.

Segundo os dados regionais, a que o nosso jornal teve acesso, hoje há 11 novos casos em todo o Algarve – os 2 de Aljezur, a que se juntam mais 5 no concelho de Portimão e mais 1 em cada um destes municípios: Monchique, Lagos, Loulé e Olhão.

Isso fez com que o número de casos ativos subisse ligeiramente desde ontem, cifrando-se agora em 255 em toda a região do Algarve.

Há, porém, menos pessoas internadas no hospital de Faro, num total de 7, sendo que nenhuma está nos cuidados intensivos ou ventilada.

 

Veja aqui o mapa interativo ampliado

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub