Alexandra Gonçalves é a madrinha da candidatura da Festa da Pinha às 7 Maravilhas

Primeira final regional realiza-se esta segunda-feira, em Monchique

Alexandra Rodrigues Gonçalves vai ser a madrinha da candidatura da Festa da Pinha à edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A ex-diretora regional de Cultura aceitou o convite da Câmara de Faro, que apresentou a candidatura da festa de Estoi ao concurso.

Alexandra Rodrigues Gonçalves é professora na Universidade do Algarve, onde atualmente dirige a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Entre diversas outras responsabilidades, desempenhou já as funções de vereadora com o pelouro da cultura na Câmara de Faro (2009/2013) e diretora regional de cultura do Algarve (2013/2018).

Cabe à madrinha da candidatura «fazer a defesa da Festa da Pinha, tradição secular à qual está particularmente ligada», explica a Câmara de Faro.

Segundo a autarquia, também a investigadora Laura Carlos terá «um papel importante», uma vez que «será a responsável pela exposição de objetos representativos do património candidato».

Laura Carlos é licenciada em Design pela Universidade do Algarve e mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve, com a dissertação intitulada “Manifestação Cultural – Alterações ao longo do tempo, Estudo de Caso – Festa da Pinha” (2011-2013).

Na final regional também vão estar presentes, a defender a candidatura da Festa da Pinha, Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, José António Jerónimo, presidente da União das Freguesias de Conceição e Estoi, «e representantes populares da festa».

O Município de Faro candidatou a Festa da Pinha às 7 Maravilhas da Cultura Popular na categoria “Procissões e Romarias”.

De Faro, há outra candidatura finalista, a das Charolas de Bordeira, submetida pela Sociedade Recreativa Bordeirense e apadrinhada pelo músico algarvio Domingos Caetano.

A primeira final regional do concurso realiza-se esta segunda-feira, em Monchique, com transmissão em direto na RTP durante todo o dia.

Além das duas candidaturas farenses, também a destila do medronho (Monchique), a cataplana em cobre, a Festa da Espiga e a Mãe Soberana, todas de Loulé e a Procissão de Aleluia (São Brás de Alportel) são finalistas regionais.

O vencedor de cada região, que passa para a próxima fase, é decidido por voto popular, através de um número telefónico.

Os números para os quais deve ligar, para selecionar a sua Maravilha da Cultura Popular favorita, estão disponíveis aqui.



Comentários

pub