Alcoutim discutiu “Desertificação e Territórios”

A iniciativa decorreu a partir das 10h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim, mas também foi possível acompanhar online

O Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação, sediado em Alcoutim, promoveu, na passada sexta-feira, 17 de Julho, o workshop “Desertificação e Territórios: estado da arte”. 

A iniciativa decorreu a partir das 10h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcoutim, mas também foi possível acompanhar online.

No total participaram cerca de 100 pessoas, divididas entre as duas modalidades (online e presencial).

O workshop iniciou-se com algumas palavras de boas-vindas por Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, às quais se seguiram intervenções de Lúcio do Rosário, ex-Ponto Focal Nacional da Convenção de Debate à Desertificação, sobre os grandes traços da desertificação em Portugal no último meio século, e de Fernando Oliveira Baptista, professor Catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia, que falou de despovoamento, desertificação e desenvolvimento local.

A sessão de encerramento coube a Pedro Valadas Monteiro, diretor regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

O Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação é um fórum de partilha e articulação de conhecimentos, que congrega agentes de investigação, formação, capacitação, divulgação e transferência de conhecimento, com agentes económicos e organismos da administração pública relevantes, potenciando a sua cooperação, a nível nacional e internacional, com vista à promoção de desenvolvimento e sustentabilidade do combate à desertificação.

 



Comentários

pub