Albufeira tem viatura 4×4 e barco para vigiar áreas não concessionadas

Arranque da iniciativa foi assinalado a 1 de Julho

Albufeira tem nadadores-salvadores, uma viatura 4×4 e um barco, que estão preparados para vigiar, socorrer e sensibilizar banhistas em áreas não concessionadas.

A colocação em prática desta medida foi protocolada com a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e vai manter-se em vigor até 30 de Setembro.

Segundo explica a Câmara de Albufeira, «trata-se de uma medida extraordinária, de forma a minimizar os impactos em matéria de segurança balnear e segurança pública».

O arranque desta iniciativa foi assinalado a 1 de Julho, na Marina de Albufeira sendo que, em simultâneo, foi içada a Bandeira Azul.


A condução da viatura 4X4 é feita por um nadador-salvador devidamente certificado pelo ISN, com o módulo de condução de viaturas 4X4 e carta averbada no IMTT para condução de veículos de emergência.

A viatura, explica a Câmara de Albufeira, está dotada de equipamento de oxigenoterapia, sistema de comunicações e rádio com alta voz para comunicar à distância.

Já a embarcação é tripulada também por um nadador-salvador com módulo de condução de embarcações de pequeno porte.

Segundo Rogério Neto, vereador responsável, «esta missão garante o cumprimento do Decreto-Lei nº24/2020, quanto ao acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos no contexto de pandemia da doença Covid-19, para a época balnear de 2020. Os nadadores-salvadores estão habilitados, inclusivamente com funções de
pedagogia, para assegurar o cumprimento do distanciamento físico e social, bem como na utilização dos EPIs».

«Estão criadas as bases para um projeto que se pretende mais alargado, de forma a responder à atividade que se regista ao longo de todo o ano no concelho de Albufeira», realça José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal.

O autarca realça que, neste momento, «o Município de Albufeira garante uma boa assistência a todas as praias do concelho, mediante a utilização de comunicações e equipamentos de salvamento aquático, para além de um reforço de patrulhamento e de sensibilização das boas práticas para o uso balnear nas praias de Albufeira».

Foi ainda definido um número de emergência em contexto balnear: 915951936.

 



Comentários

pub