A cultura já está a sair à rua em Lagoa

Último espetáculo será a 5 de Setembro

Haverá concertos no largo da Igreja Matriz

“A Cultura sai à Rua”, no concelho de Lagoa, para 22 espetáculos de Verão, espalhados por seis localidades, a acontecer de Julho a Setembro. Do jazz ao fado, dos musicais ao canto lírico, do teatro à dança haverá muito por onde escolher. 

A iniciativa já começou e, esta semana, haverá ainda dois espetáculos. Hoje, 23 de Julho, o Sítio das Fontes, em Estômbar, recebe mais um momento de Jazz com a banda “Mistura Fina” que integra Tó Cruz na voz, António Palma nos teclados e Rogério Pitomba na bateria. O espetáculo começa às 21h00.

Amanhã, dia 24, a iniciativa viaja até à cidade de Lagoa e, às 21h00, o Adro da Igreja Matriz de Lagoa recebe o espetáculo Mónica Pereira & Fad’Nu que alia a dança à música e que para além da bailarina Mónica Pereira conta ainda com a cantora Cátia Alhandra, o guitarrista José Alegre e como convidado o percussionista Tiago Rêgo.

A Câmara de Lagoa explicou que adaptou adros de igrejas, anfiteatros e recintos conhecidos para que tenham «condições especiais de segurança».

Desta centena e meia dos nomes que integram as propostas do programa, mais de cinquenta têm ligação direta ao concelho de Lagoa. São residentes permanentes ou temporários, com afinidades e proximidades várias.

Pôr em evidência os patrimónios cultural e natural, material e imaterial, deste concelho algarvio, por vezes ainda menos reconhecidos no plano nacional e até regional, é um dos objetivos do programa “A cultura sai à rua”.

Contribuir para a retoma da economia a partir do nível local, criando novas dinâmicas e sinergias de interação entre criadores e produtores locais, agentes turísticos, regionais, ou nacionais, é outro objetivo do mesmo programa promovido pelo Município de Lagoa.

As condições de segurança foram definidas e validadas para cada um dos 22 espetáculos pelas autoridades locais de saúde, cumprindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Todos os eventos acontecem ao ar livre, com obrigatoriedade do uso de máscara, sinalização do distanciamento físico recomendado, protocolos de higiene e planos de contingência.

Os 22 espetáculos acontecem até 5 de Setembro, entre as 21h00 e as 23h00, com uma lotação máxima reduzida de acordo com as normas em vigor e respetivos planos de contingências.

Para comprar bilhetes, pode fazê-lo aqui ou, então, adquirir em cada local a partir das 20h00.

Os preços de cada bilhete são de 2 euros no caso dos espetáculos nos adros das igrejas e anfiteatro do Calvário, e de 5 euros nos outros recintos de maior lotação.

Na apresentação do programa “A cultura sai à rua”, Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, sublinhou que o total da receita desta iniciativa vai reverter para uma instituição particular de solidariedade social do concelho, a sortear no final do último espetáculo a 5 de Setembro.

 

 



Comentários

pub