A belga Penélope Vincx recebeu um louvor de São Brás de Alportel. Saiba porquê

Voluntariado a vários níveis, em prol da comunidade são-brasense

A 10 de Julho de 2010, Penélope Vincx, cidadão belga que, desde 2003, vivia no concelho de São Brás de Alportel, deu início, por sua iniciativa, a uma ação de voluntariado que há uma década permite ter em funcionamento todos os fins de semana, o Ponto de Informação Turística do Município.

Todas as manhãs de sábado e domingo e alguns feriados, Penélope abre a porta do Centro de Artes e Ofícios para receber os seus “turistas”, com quem gosta de partilhar todas as dicas e sugestões para conhecer São Brás de Alportel.

Para celebrar uma década de generoso voluntariado, o Município de São Brás de Alportel entregou, no Espaço Memória, onde se guardam momentos para a História,  um voto de louvor a Penélope Vincx, por deliberação unânime do executivo municipal em reunião de 24 de Junho.

O voto reconhece o «nobre exemplo de voluntariado» de Penélope Vincx em prol do município de São Brás, que não se resume ao Ponto de Informação Turística, mas também se estende à sua participação na Universidade Sénior de São Brás de Alportel e na Rede de Voluntariado, onde participa regulamente em ações do banco alimentar, assim como no Plano LARA, criado para a revitalização após o incêndio de 2012.

Penélope Vincx conheceu Portugal em 1991, durante a sua lua-de-mel. Até 1993, exerceu a sua carreira profissional no seu país natal, como enfermeira chefe em três serviços distintos na área da psiquiatria aguda.

O seu marido era engenheiro mecânico, com uma atividade profissional muito exigente, com elevado nível de stresse, o que motiva a decisão do casal de procurar uma maior qualidade de vida.

Em Janeiro de 1994, mudam-se definitivamente para Portugal para a abertura do Parque de Campismo de Góis, que se encontrava encerrado há já sete anos e lá permaneceram até 2002.

Em Maio de 2003, optam pelo sul do país devido ao clima e escolhem São Brás de Alportel e investir no restaurante “Savoy” pelo gosto pela cozinha tradicional portuguesa, projeto que lideraram até 2009.

Em 2009, Penélope começa a dedicar o seu tempo ao convívio com o povo local são-brasense, integrando o projeto seniores em movimento, frequentando a Universidade Sénior e dedica-o também aos outros, pertencendo à Rede de Voluntariado, onde participa em diversas ações do banco alimentar e ao Plano LARA – para a revitalização pós incêndio, junto da comunidade serrana.

O seu espírito de voluntariado leva-a ainda ao Ponto de Turismo Municipal, a funcionar no Centro de Artes e Ofícios, onde há 10 anos, todos os fins-de-semana e feriados, de forma totalmente voluntária e generosa, assegura o seu funcionamento, prestando apoio e informação aos turistas que visitam o concelho de São Brás de Alportel, «com elevado sentido de identidade e pertença, elevado empenho e dedicação».
 



Comentários

pub