Tráfego aéreo gerido pela NAV Portugal caiu 92% em Maio

Espaço aéreo português perdeu quase metade do tráfego nos primeiros cinco meses do ano

A NAV Portugal geriu 5.408 voos em Maio, uma quebra de 92,1% face ao mesmo mês do ano passado, depois de em Abril a queda se ter situado em 94,2%, números que confirmam o forte impacto das medidas de contenção da pandemia Covid-19 na aviação civil.

Depois de, nos dois primeiros meses do ano, o tráfego controlado pela NAV Portugal nas suas regiões de informação de voo ter ficado em linha com os números de 2019, em Março, com o gradual avanço de medidas de confinamento e sucessivos encerramentos ou limitações a espaços aéreos, o tráfego caiu 36%. Já em Abril e em Maio, as quedas mensais superaram os 90%.

Desta forma, e considerando os primeiros cinco meses do ano, o tráfego gerido pela NAV Portugal acumula atualmente uma queda de 47% face a 2019. Se, entre Janeiro e Maio do ano passado, o tráfego totalizou 322,5 mil voos, no mesmo período deste ano o tráfego acumulado encontra-se em 171 mil movimentos.

«Apesar da gradual retoma de algumas ligações aéreas, numa recuperação que se intensificará no que resta de Junho e nos meses de Verão, certo é que ainda é difícil antever o regresso à normalidade na evolução do tráfego aéreo», salienta a empresa.

Ainda assim, e apesar de ser evidente que os números do tráfego irão persistir em queda no futuro próximo, estima-se que as quedas não regressem aos valores registados em Abril e Maio.

A este propósito, destaque-se, por exemplo, que na primeira semana de Junho os voos geridos pela NAV Portugal na RIV de Lisboa – que engloba Portugal Continental e o Arquipélago da Madeira – subiram para uma média diária de 149, quando nas duas semanas anteriores esta média se situou em 119 e 125, respetivamente.

O total de voos geridos pela NAV, ou “movimentos”, inclui não apenas os voos com origem/destino em aeroportos portugueses, mas também aqueles que sobrevoam o espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa – que totaliza mais de 5,8 milhões de quilómetros quadrados.

 



Comentários

pub