Teatro, ateliês temáticos e atividades desportivas nas “Férias de Verão Portimão 2020”

Iniciativa decorre entre 29 de Junho e 14 de Agosto

O projeto “Férias de Verão Portimão 2020” vai decorrer neste concelho, entre 29 de Junho e 14 de Agosto, das 8h30 às 13h30, propondo atividades de ocupação de tempos livres, destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.

As atividades desenvolvem-se no Museu de Portimão, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, na Área Desportiva da Praia da Rocha, no Clube Naval de Portimão, no Complexo Municipal de Ténis e em escolas do município, nomeadamente as EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco (Portimão), D. João II (Alvor) e José Sobral (Mexilhoeira Grande).

Com base nas medidas de saúde pública relacionadas com o estado de pandemia por Covid–19, este ano as inscrições nas Férias de Verão serão limitadas a cem participantes por semana, divididos por dez núcleos.

As inscrições estarão abertas a partir de 22 de Junho e deverão ser feitas exclusivamente online no site do Município de Portimão, clicando aqui.

No momento da inscrição, que tem um custo semanal de 15 euros, apenas será possível selecionar uma semana por cada criança.

«No entanto, se houver a intenção de a inscrever para outra semana, poderá ser efetuada nova inscrição, ficando em lista de espera por não ter prioridade em relação aos participantes que ainda não frequentaram as atividades», explica a Câmara de Portimão.

O projeto “Férias de Verão Portimão 2020”, organizado pelo Município local e desenvolvido para a comunidade infantojuvenil, «possui uma elevada importância do ponto de vista educacional, social, cultural e desportivo, pois cada ação é pensada dentro de uma ocupação salutar dos tempos livres das crianças e jovens», sublinha a autarquia.

«Todas as atividades incluídas cumprirão as diretivas da Direção-Geral da Saúde, proporcionando aos participantes uma experiência educativa e enriquecedora, durante a qual os monitores, com formação adequada, garantirão a qualidade do serviço prestado», acrescenta.

 

Há propostas para todos os gostos

No Museu de Portimão, a Oficina Educativa propõe aos participantes a exploração e pesquisa sobre figuras locais que se distinguiram em diversas áreas, sob a temática “À descoberta das figuras históricas portimonenses”.

Já na Quinta Pedagógica, o programa oferece um atrativo conjunto de iniciativas que privilegiará ateliês temáticos e atividades no meio da natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental.

No TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, as atividades vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança” e pretendem proporcionar às crianças a oportunidade de contactarem a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.

Por sua vez, a Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõe sete histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas/atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas.

No que concerne às Férias Ativas, permitirão às crianças experimentarem algumas modalidades desportivas e lúdico-pedagógicas, sendo possível a prática de ténis, surf, bodyboard, vela, canoagem, dança, jogos de água, jogos de desenvolvimento das capacidades física e motora, além de uma oficina de expressões, entre outros desafios.

Colaboram neste projeto municipal a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, o Clube de Ténis Portimão e Rocha, o Clube Naval de Portimão, o Portimão Surf Clube e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, sendo parceiros os Agrupamentos de Escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo.

Mais informações sobre as Férias de Verão estão disponíveis no site oficial do Município de Portimão, clicando aqui.  Informações adicionais podem ser solicitadas através do telefone 282  470  813 ou do email [email protected].

 

 

 

 

 


Comentários

pub