Surto no IPO de Lisboa provoca 6 novos casos de Covid-19 em Monchique [mapa interativo]

Estes casos nada têm a ver com a festa ilegal de Lagos, concelho onde, apesar do aumento no número de infetados, a situação parece estar já controlada

Há seis novos casos de Covid-19 no concelho de Monchique e todos têm a ver com o surto do Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa, revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara daquele concelho algarvio.

O caso inicial é o de uma senhora de Monchique que estava em tratamento no IPO, e que aí acabou por ser contagiada. Segundo o autarca Rui André, «esta situação acabou por resultar no início de uma cadeia de contágio nos contactos mais próximos e que, neste momento, constitui um grupo de seis pessoas (a doente do IPO mais cinco), estando agora a ser testados os vários contactos que estas pessoas tiveram nos últimos dias». Ou seja, o número de casos ainda pode aumentar.

Estes seis novos casos em Monchique já estão contabilizados no nosso mapa interativo, como pode ver acima (ou abaixo). Nenhum deles tem a ver com a festa ilegal em Lagos, o concelho que registou o maior aumento nos últimos dias, mas onde a situação parece estar já controlada.

Em Monchique, o autarca disse esperar que «esta cadeia de contágios possa estar circunscrita aos contactos mais próximos e que se consiga controlar este foco que, infelizmente, afetou quase todo o núcleo de uma família do nosso concelho».

Neste momento, acrescentou o presidente da Câmara, «as pessoas infetadas estão assintomáticas e confinadas aos seus domicílios», estando a ser acompanhadas pela Autoridade de Saúde.

Rui André salientou que lamenta «os nossos casos, uma vez que a população de Monchique tem sido exemplar no cumprimento das regras de segurança e, de acordo com essa conduta responsável, não esperávamos este desfecho».

Com efeito, o concelho de Monchique tinha registado apenas um caso confirmado de Covid-19, no início de Abril, mas a senhora já tinha recuperado há muito e, do seu caso, não tinha resultado mais nenhuma infeção.

Agora, surgiu o caso da senhora em tratamento no IPO de Lisboa, onde se regista um surto, com vários profissionais de saúde infetados. «Ela fez um primeiro teste e estava negativo. Depois de estar lá num contentor durante 30 horas, foi para uma enfermaria e veio de lá com o vírus, pois alguns profissionais de saúde estavam infetados», recordou o autarca.

«É mesmo uma situação de terceiro mundo: uma pessoa ficar infetada numa unidade hospitalar…», lamentou.

A Câmara Municipal de Monchique, em articulação com as autoridades de saúde e de segurança, «estão a acompanhar esta situação e a dar a devida e necessária resposta», acrescentou o edil, nas suas declarações ao Sul Informação.

«Espero que, tão breve quanto possível, estas pessoas possam recuperar desta infeção e restabelecer a normalidade das suas vidas», disse.

«À restante população, reforço o pedido da adoção de uma conduta responsável e respeito pelas regras de segurança e higiene respiratória».

Entretanto, como se pode ver no nosso mapa interativo, no Algarve há já 526 casos acumulados, desde o início da pandemia. O número de recuperados aumentou para 340, mas como os casos novos foram mais, também aumentaram os casos ativos na região, que são agora 169.

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub