Surto ligado à festa ilegal de Lagos «está contido»

Na conferência de imprensa da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

O surto de Covid-19 ligado a uma festa ilegal que juntou mais de uma centena de pessoas em Odiáxere, Lagos, «está contido», assegurou hoje, sexta-feira, a delegada regional de Saúde, em conferência de imprensa.

Ana Cristina Guerreiro disse que, até ao momento, há 76 casos ligados a esta festa, mas que hoje já «se notou o aparecimento de um menor número de novos casos positivos».

E isso não se deveu, com certeza, à falta de testagem.

«Até à meia noite de ontem, foram realizados 1222 testes, focados em grupos de contactos no contexto laboral e familiar», disse a mesma responsável – ontem a Câmara de Lagos falava em 1100 testes já realizados – , acrescentando que ainda estão a ser feitos testes relacionados com a festa, «cerca de 250 por dia», mas a diminuir a testagem massiva.

Dos 76 casos já confirmados, com ligação ao evento ilegal, 82% das pessoas são residentes em Lagos, 12% em Portimão e 5% noutros pontos do Algarve, nomeadamente em Lagoa, Albufeira e Loulé, mas também de fora da região. Nem todos estiveram na festa, tendo alguns sido infetados através de relações familiares e laborais, como é o caso das crianças.

Destas pessoas, 31 têm entre 20 e 29 anos, outras 15 entre 30 e 39 anos e há 14 com idades dos 10 aos 19 anos. Nove são crianças com menos de 9 anos.

 

Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Ana Cristina Guerreiro acrescentou que os testes só vão acabar «quando terminar a necessidade de confirmar novos casos suspeitos».

E quantos casos é expectável que haja, ligados a esta festa ilegal? «Apontaria para um número total de casos próximo de 100», disse a delegada de saúde regional, admitindo que há risco de falhar, «mas por excesso».

No que toca a números acumulados desde o início da pandemia, no Algarve, são hoje 482, mais 34 que ontem, segundo Ana Cristina Guerreiro. Isto apesar da DGS apontar para a existência de 32 novos casos e de um total acumulado de 480, no seu boletim diário desta sexta-feira.

Dos infectados com o novo coronavírus na região, seis estão internados, nenhum deles nos cuidados intensivos. Só duas destas pessoas internadas têm ligação ao surto de Lagos.

Na região algarvia, há já 330 pessoas recuperadas. Neste momento, os casos ativos ascendem aos 135, no Algarve.

Também há 345 contactos em isolamento domiciliário, sob vigilância das autoridades de saúde, na sua maioria ligados à festa ilegal em Odiáxere.

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub